Ministério do Esporte A convite do ministro, Lars Grael presidirá Comissão Nacional de Atletas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

A convite do ministro, Lars Grael presidirá Comissão Nacional de Atletas

(Foto: Paulino Menezes/ME)(Foto: Paulino Menezes/ME)O velejador medalhista olímpico Lars Grael será o presidente da Comissão Nacional de Atletas, ligada ao Conselho Nacional do Esporte (CNE). O convite foi feito pelo ministro do Esporte, George Hilton, em reunião realizada nesta terça-feira (20.01), em Brasília. Segundo o titular da pasta, Lars Grael contribuirá também na elaboração de um Sistema Nacional do Esporte, com a formação de um fundo nacional que vai determinar o fomento ao esporte de base no país. “Disse no meu discurso de posse que iria dialogar com o setor esportivo, com pessoas com experiência e que dominam o assunto. Nós convidamos o Lars para assumir a presidência da Comissão de Atletas. Ele trará a experiência acumulada ao longo dos anos, inclusive como secretário nacional do Ministério do Esporte e abrirá um amplo diálogo com os atletas”, ressalta o ministro.

O medalhista olímpico explica que a comissão será uma voz direta dos atletas com o governo federal. “Penso que o ministro mostrou um caminho e estendeu a mão à comunidade esportiva reativando uma comissão, que estava inativa, para que ela traga uma voz representativa do atleta olímpico, do atleta paraolímpico e até de modalidades não olímpicas. Assim, eles poderão trazer sugestões e reivindicações”, explica Lars Grael, ao acrescentar que “o ministro mostrou disposição de ter os atletas como parceiros diretos na sua gestão ministerial”.

Para o ministro George Hilton, Lars tem um respeito enorme do segmento para conduzir o diálogo com o meio esportivo.  “Tenho certeza que faremos uma parceria fundamental para a consolidação, não só de uma legislação nacional, mas também de apoio a prática esportiva em todo país”, ressalta Hiton.  

Além da Comissão Nacional de Atletas, George Hilton vai reativar a Comissão de Clubes Esportivos Sociais. Ela vai propor ações voltadas para o desenvolvimento e incentivo a prática esportiva nesses locais. “Hoje, os clubes são representados pela Confederação Brasileira de Clubes (CBC), que trabalha em conjunto com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Com a comissão, as agremiações terão acesso direto ao Ministério do Esporte. Assim, terão um canal aberto para sugerir ações, uma vez que os clubes são os verdadeiros formadores de atletas olímpicos e paraolímpicos”, lembra o Lars Grael.

Perfil de Lars Grael
O medalhista olímpico Lars Grael começou a vida esportiva muito cedo, de maneira lúdica. No alto rendimento, o velejador conquistou duas medalhas de bronze em olímpicas, em Seoul 1988 e em Atlanta 1996, além de ter conquistado o pentacampeão sul-americano, 10 vezes campeão brasileiro e campeão de tradicionais semanas de vela, como Kiel, na Alemanha. Lars representou o país também nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984 (7º) e Barcelona 1992 (8º). Atualmente, compete nas classes star e oceano, sempre conquistando títulos e se destacando nas raias.

O atleta foi Membro do Conselho Fundador da Agência Antidoping Mundial (Wada) e tendo recebido o prêmio de Ética no Esporte do Comitê Olímpico Internacional (COI).


Breno Barros
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla