Ministério do Esporte Mundial de handebol abre temporada e garante vaga para os Jogos do Rio
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Mundial de handebol abre temporada e garante vaga para os Jogos do Rio

Foto: Divulgação/CBHbFoto: Divulgação/CBHbA partir desta quinta-feira (15.01), a Seleção Brasileira masculina de handebol abre a temporada de campeonatos mundiais de modalidades olímpicas. A competição, disputada em Doha, no Catar, reúne 24 países e classifica o campeão para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e para os pré-olímpicos. Por ser sede olímpica, a equipe nacional já está confirmada em 2016.  

O Brasil disputa o torneio com uma equipe que mescla juventude e experiência. A seleção conta com 16 jogadores, dos quais nove jogam na Europa e 11 disputaram a edição do Mundial de 2013.

O presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Manoel Luiz Oliveira, explica que o evento tem um papel importante no planejamento que visa à disputa do Rio 2016. “Esperamos ter um resultado extremamente expressivo. Lembrando que a missão é conquistar o melhor resultado da história. Porém, o foco do ciclo é a participação brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, passando por este Mundial e pelos Jogos Pan-Americanos em Toronto. Estas competições servirão como preparação que culmina na participação no Rio”, revela Oliveira.  

 A meta da Seleção Brasileira, comandada pelo espanhol Jordi Ribera, é passar das oitavas de final e superar o 13º lugar alcançado na última edição do evento. “No Catar temos o João Pedro, José Toledo e o Cléber Andrade que jogam também na seleção júnior. Assim, a equipe mescla jovens talentos e jogadores com experiência. Boa parte dos jogadores passaram pelos acampamentos nacionais que ajudam no desenvolvimento da modalidade no país”, revela o presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Manoel Luiz Oliveira.

No grupo A, a equipe verde e amarela estreia nesta quinta-feira, às 15h30 (horário de Brasília), contra os donos da casa. O país enfrenta ainda na primeira fase a Eslovênia, Bielorrússia, Chile e Espanha – atual campeã mundial.  

O grupo B é composto por Croácia, Bósnia e Herzegovina, Macedônia, Áustria, Irã e Tunísia. Na chave C estão França, Suécia, Argélia, República Tcheca, Islândia e Egito. No grupo D, considerado o mais difícil na primeira fase, estão Dinamarca, Polônia, Rússia, Argentina, Arábia Saudita e Alemanha. As quatro melhores equipes passam para as oitavas de final.

O título mundial conquistado pela seleção feminina, em 2013, abriu caminho e ampliou a visibilidade para a modalidade. Assim, o time masculino busca ampliar resultados inéditos para continuar a evolução do esporte.



Investimentos
Nos últimos anos, o governo federal tem intensificado o investimento no handebol brasileiro e trabalhado para que o país possa capacitar da melhor maneira seus atletas. Entre 2010 e 2014, diversos convênios foram firmados entre o Ministério do Esporte e a CBHb, para a preparação das seleções, na organização de grandes torneios e na estruturação de um centro nacional, no Sesi de Blumenau, em Santa Catarina.

“Historicamente, o Ministério do Esporte é o maior parceiro da Confederação Brasileira de Handebol. Hoje, nós temos dois patrocinadores, Banco do Brasil e Correios, que foram incluídos pelo Plano Brasil Medalhas”, ressalta Manoel Luiz Oliveira.  

Além dos convênios com o governo, a modalidade recebe recursos captados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e da Lei Agnelo/Piva. Na cidade de São Bernardo do Campo, no interior de São Paulo, o Ministério do Esporte investiu R$ 12 milhões para a construção do Centro de Desenvolvimento do Handebol Brasileiro, que servirá para a preparação das seleções nacionais, tanto adultas como de base.



Anote na agenda os dias e os horários das partidas para torcer pelos brasileiros no Mundial do Catar:

Grupo A
15.01 – 15h30 – Catar x Brasil
17.01 – 12h – Brasil x Espanha
19.01 – 12h – Brasil x Bielorrússia
21.01 – 12h – Brasil x Eslovênia
23.01 – 12h – Brasil x Chile
Obs: Horários de Brasília

Breno Barros
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla