Ministério do Esporte Rio 2016: Canoagem slalom, atletismo e vôlei de praia começam corrida por vagas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Rio 2016: Canoagem slalom, atletismo e vôlei de praia começam corrida por vagas

Até o final de 2015, mais de 40% das vagas para os Jogos Rio 2016 serão definidas. E em janeiro, sete esportes olímpicos e uma modalidade paraolímpica entram na disputa — por meio de torneios e do sistema classificatório do ranking mundial. Entre os destaques do mês está o Campeonato Mundial Masculino de Handebol, que carimbará o passaporte do campeão para os Jogos. A canoagem slalom e o futebol também começam a preencher suas vagas para a primeira edição dos Jogos na América do Sul.

» Confira abaixo os esportes que terão vagas em jogo a partir deste mês:

JOGOS OLÍMPICOS

Atletismo
Os atletas das provas de 10.000m, maratona, marcha atlética, heptatlo, decatlo e revezamentos já podem, desde o dia 1º de janeiro, obter índices classificatórios para os Jogos Rio 2016. O período para obtenção das marcas vai até 11 de julho de 2016.

Canoagem slalom
O classificatório continental da Oceania será disputado em Mangahao, na Nova Zelândia, de 31 de janeiro a 1º de fevereiro, e concederá duas vagas no masculino (nas provas individuais de caiaque e canoa) e uma no feminino (na prova de caiaque).

Ciclismo de estrada
O ranking mundial, que leva em conta os pontos obtidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2015, definirá os donos de 142 vagas masculinas na prova de estrada e de 30 vagas masculinas na prova de contrarrelógio.

Futebol
O vencedor do Campeonato Sul-Americano sub-20 masculino, realizado no Uruguai, de 14 de janeiro a 7 de fevereiro, terá presença garantida nos Jogos Rio 2016. O vice-campeão disputará uma vaga com o terceiro colocado no classificatório das Américas do Norte e Central.

Handebol
O Campeonato Mundial masculino, que reunirá 24 seleções em Doha, no Catar, entre os dias 15 de janeiro e 1º de fevereiro, classificará o campeão para a competição dos Jogos Rio 2016.

Divulgação: CPBDivulgação: CPBHipismo saltos
Oito vagas individuais estão em jogo por meio do ranking mundial, que contabilizará os resultados entre 1º de janeiro de 2015 e 6 de março de 2016.

Vôlei de praia
No dia 1º de janeiro foi aberta a contagem de pontos para o ranking olímpico, que será concluída em 13 de junho de 2016 e definirá os donos de 15 vagas masculinas e 15 vagas femininas.

JOGOS PARAOLÍMPICOS

Atletismo
Entre 1º de janeiro e 20 de junho de 2016, as equipes de revezamento podem somar pontos no ranking mundial. As oito melhores em cada prova, no masculino e no feminino, disputarão os Jogos Rio 2016.

A classificação para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos é um processo contínuo e as inscrições finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paraolímpicos). As inscrições são recomendadas pelas federações nacionais ou organizações esportivas de cada país a seus respectivos Comitês Olímpicos Nacionais ou Comitês Paraolímpicos Nacionais, que decidem pelas inscrições finais.

Fonte: Rio 2016
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla