Ministério do Esporte Ministro do Esporte garante empenho para manter Universíade no Brasil
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro do Esporte garante empenho para manter Universíade no Brasil

Foto: Paulino Menezes/ MEFoto: Paulino Menezes/ ME

Durante encontro com o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, o ministro do Esporte, George Hilton, assegurou que vai se esforçar para manter a Universíade de 2019 no Brasil. A candidatura apresentada por Brasília foi escolhida, em novembro de 2013, para receber as Olimpíadas Universitárias de Verão. No entanto, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, alega problemas orçamentários para a preparação da competição e pode cancelar o evento.

“O Ministério do Esporte vai envidar todos os esforços para manter a Universíade no Brasil. O país já demonstrou capacidade para sediar e organizar megaeventos. Além disso, o esporte educacional é uma das nossas prioridades”, afirmou Hilton.

O presidente da CBDU elogiou a disposição do ministro em buscar alternativas para solucionar a situação. “Gostaria de elogiar o George Hilton pela disposição em nos atender. Ele prontamente entendeu a relevância do assunto. Estamos pensando em alternativas e o ministro garantiu empenho para manter o evento no Brasil. O cancelamento seria ruim para a imagem do país. Foi assumido um compromisso institucional”, comentou Cabral, após reunião no gabinete do ministro.

Luciano Cabral destacou ainda a importância do megaevento para o desenvolvimento do esporte educacional no Brasil. “Quando apresentamos a candidatura, nós pensamos no legado que a Universíade poderia gerar: oferecer, aos estudantes, a possibilidade de praticar esporte e, aos atletas, as condições de estudarem. Alguns competidores encerram a carreira e passam por dificuldades. Tudo porque não estudaram. Fizemos investimentos para sediar grandes eventos, como a Copa do Mundo, o Pan-Americano, os Jogos Mundiais Militares e, com a Universíade, ficaria institucionalizado o esporte educacional”.

A proposta de Brasília prevê a criação de 22 locais de competições espalhados pela cidade e reformar áreas como o ginásio Cláudio Coutinho e o Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB).

A Universiade é o segundo maior evento poliesportivo do mundo, depois dos Jogos Olímpicos. Cerca de 10 mil atletas de mais de 150 países participam da competição, ocorrida de dois em dois anos.

O ex-secretário de Esportes do Distrito Federal e atual deputado distrital pelo PRB, Júlio Ribeiro, também participou do encontro.

Gabriel Fialho
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla