Ministério do Esporte Com foco no esporte social e escolar, ministro George Hilton assume a pasta do Esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Com foco no esporte social e escolar, ministro George Hilton assume a pasta do Esporte

Foto: Paulino Menezes/MEFoto: Paulino Menezes/ME

Durante a cerimônia de transmissão de cargo de ministro de Estado do Esporte, realizada nesta sexta-feira (02.01), em Brasília, o novo titular da pasta, George Hilton, ressaltou que vai dar atenção especial ao esporte social, educacional e de inclusão, para garantir o acesso à prática esportiva aos jovens e à população brasileira. “Vou dar atenção especial ao esporte social, ao esporte de inclusão, ao esporte educacional e comunitário. Quero intensificar a parceria com o Ministério da Educação para consolidar e ampliar o programa Atleta na Escola. O esporte escolar é o caminho para o desenvolvimento sustentável do esporte brasileiro”, disse.

George Hilton frisou que o diálogo será a palavra de ordem da sua gestão: “Eu aprendi que a virtude maior de quem quer exercer decisões é ter a capacidade de ouvir aqueles que conhecem do assunto. Eu quero ouvir todos os segmentos, vou acatar as boas ideias que contribuam para a democratização da prática esportiva no país”.

Estavam presentes ao evento ministros de Estado, dirigentes esportivos, gestores de esporte em governos estaduais e prefeituras, prefeitos, parlamentares de todas as esferas legislativas, ex-atletas e atletas olímpicos como o medalhista Emanuel Rego, do vôlei de praia, além dos secretários nacionais da gestão de Aldo Rebelo e servidores do ministério.

Durante o discurso, o novo ministro destacou como compromisso do governo federal a garantia de que o legado dos grandes eventos que o país acolheu e acolherá seja amplo, para todas as modalidades e para os cidadãos brasileiros, além de duradouros. “Estou assumindo com a missão de manter o que está sendo bem feito pelo Ministério do Esporte, na belíssima gestão do ministro Aldo Rebelo. Mas, especialmente, temos a obrigação de aperfeiçoar e ampliar tudo o que está sendo feito dentro do esporte no Brasil.”

George Hilton citou que serão mantidas todas as formas de apoio aos atletas que vão disputar os Jogos Rio 2016. “Assumo o compromisso de manter o apoio às equipes que vão competir nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. A Bolsa-Pódio se manterá como importante suporte aos nossos potenciais medalhistas olímpicos e paraolímpicos. A Bolsa-Atleta continuará beneficiando milhares de atletas, da base ao topo da carreira. Será mantido o programa de infraestrutura esportiva, com a formação da Rede Nacional de Treinamento e a construção dos Centros de Iniciação ao Esporte, os CIEs. Será mantido o programa de controle de dopagem. Vou manter as ações de incentivo ao futebol feminino. E pretendo liderar o processo de debates com o Congresso Nacional para renovação da Lei de Incentivo ao Esporte, cujo prazo de validade expira neste ano de 2015”, afirmou.

Esporte escolar
Na área escolar e social, o novo ministro vai estreitar a relação com a pasta da Educação para garantir que a prática esportiva beneficie crianças e jovens brasileiros em todas as regiões do país. “Vamos investir tempo, energia e recursos na parceria com o Ministério da Educação para aperfeiçoar o programa Segundo Tempo dentro do programa Mais Educação, e desta forma garantir que os estudantes de regiões mais carentes passem mais tempo na escola, em contato com a iniciação esportiva e as atividades de lazer e recreação no contraturno das aulas. O trabalho conjunto com as organizações militares, dentro do programa Segundo Tempo/Forças no Esporte, também me interessa. Pretendo fortalecer essa união de forças que abre caminho para jovens de regiões longínquas do interior do país e das periferias das cidades.

Futebol
Ao saudar o movimento Bom Senso F.C, o ministro falou que está de portas abertas para debater o futuro do futebol no Brasil, fazendo com que a atividade ocorra de forma sustentável. “É preciso cuidar da magia do esporte com planejamento, organização e boas ideias que respeitem não apenas os clubes e patrocinadores, mas, principalmente, os atletas e os milhões de torcedores em todos os cantos do Brasil”, disse, acrescentando que outro ponto da sua gestão será a valorização do futebol feminino no país.

Rio 2016
Sobre a realização dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016, George Hilton se comprometeu a deixar um legado esportivo para o país. “Quero que esse legado seja amplo, para todas as modalidades, democrático e nacional, alcançando todos os brasileiros, mas também duradouro, indo muito além dos Jogos de 2016. De forma que os efeitos positivos dos Jogos Olímpicos influenciem novas gerações de jovens a seguirem o caminho do esporte.”

Perfil
George Hilton dos Santos Cecílio, nascido em Alagoinhas (BA), em 11 de junho de 1971, é radialista, apresentador de TV e deputado federal eleito por Minas Gerais e cumpre os últimos dias do segundo mandato, tendo conquistado o terceiro. Formado em ciências sociais, Hilton ingressou na vida política elegendo-se deputado estadual por Minas Gerais, em 1998, e reelegendo-se para o segundo mandato, em 2002.

O primeiro mandato na Câmara dos Deputados foi exercido na legislatura de 2007/2011, tendo sido reeleito para a legislatura de 2011/2015 e conquistado novo mandato, agora, para o período de 2015/2019.

Breno Barros
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla