Ministério do Esporte Jogos Rio 2016 já têm mais de 60 países classificados
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Jogos Rio 2016 já têm mais de 60 países classificados

O ano de 2014 marcou o início da corrida por vagas para os Jogos Rio 2016. E ele se encerra com mais de 60 países classificados para a primeira edição do megaevento na América do Sul. De junho a dezembro, 18 torneios classificatórios definiram as primeiras vagas para as competições de 19 esportes — nove Olímpicos e dez Paraolímpicos. Ao todo, 64 países, dos cinco continentes, já carimbaram seus passaportes para as Olimpíadas.

“Foi um ano muito empolgante pela classificação dos primeiros atletas e das primeiras equipes para os Jogos Rio 2016”, diz Melina Xanthopoulou, gerente de Inscrições Esportivas do Comitê Rio 2016. “Isso faz com que eles e nós, do Comitê, já possamos nos sentir mais próximos dos Jogos e nos inspira a garantir que tudo estará preparado em perfeitas condições para que os atletas possam brilhar em seus grandes momentos”.

Estão confirmados para os Jogos Rio 2016, por exemplo, as seleções masculina e feminina dos Estados Unidos de basquetebol, assim como a equipe masculina de hóquei sobre grama da Índia. No futebol de 5, já estão escalados Brasil e Argentina, enquanto a Austrália é presença garantida no rugby em cadeira de rodas.

Ao todo, 395 vagas Olímpicas já foram preenchidas, assim como 271 lugares Paraolímpicos. Em 2016, 10.500 atletas Olímpicos e 4.350 Paraolímpicos vão participar da disputa por medalhas no maior evento esportivo do planeta.

Alguns esportes já começaram a contagem de pontos para o ranking qualificatório ou já iniciaram o período para obtenção de índices de classificação, mas ainda não concluíram o processo.

Foto: Conmebol/ DivulgaçãoFoto: Conmebol/ Divulgação

» Confira abaixo um panorama dos torneios classificatórios realizados em 2014:

JOGOS OLÍMPICOS

Basquetebol
Após vencerem a Copa do Mundo, as seleções masculina e feminina dos Estados Unidos já estão classificadas para os Jogos Rio 2016. Os homens triunfaram em Madri, na Espanha, e as mulheres levaram a melhor em Istambul, na Turquia.

Futebol
A primeira equipe classificada no feminino é a Colômbia. A equipe foi vice-campeã da Copa América, no Equador, ficando atrás do Brasil, que já tinha vaga garantida por ser o país-sede.

Handebol
O campeonato europeu feminino, que teve as disputas divididas entre a Hungria e a Croácia, classificou a Noruega (que chegou a seu sexto título continental) para os Jogos Rio 2016, onde a equipe tentará o tricampeonato Olímpico.

Hipismo
Foi o primeiro esporte Olímpico a definir seus classificados para os Jogos. Durante os Jogos Equestres Mundiais, na Normandia, na França, três equipes garantiram vagas no adestramento — Alemanha, Grã-Bretanha e Holanda —, seis no Concurso Completo de Equitação (CCE) — Alemanha, Grã-Bretanha, Holanda, França, Austrália e Irlanda — e cinco nos saltos — Holanda, França, Estados Unidos, Alemanha e Suécia.

Foto: Federação Asiática de Hóquei/ DivulgaçãoFoto: Federação Asiática de Hóquei/ Divulgação

Hóquei sobre grama
A classificação veio por meio dos Jogos Asiáticos, disputados em Incheon, na Coreia do Sul, quando carimbaram os passaportes a seleção masculina da Índia e a equipe feminina da Coreia do Sul.

Tiro Esportivo
O destino de 75 das 390 vagas já foi definido. Do total, 64 foram conquistadas no Campeonato Mundial, que aconteceu em Granada, na Espanha, e 11 no Campeonato de Tiro das Américas, em Guadalajara, no México. A China, com nove vagas, é o país com maior número de atletas garantidos.

Vela
A modalidade já conhece os donos de mais de metade de suas vagas. No Campeonato Mundial, realizado em Santander, na Espanha, 191 das 380 vagas individuais foram definidas. Um total de 39 países já garantiram classificação, com destaque para França, Grã-Bretanha e Nova Zelândia, que já têm 15 vagas garantidas.

Foto: CPB/ DivulgaçãoFoto: CPB/ Divulgação

JOGOS PARALÍMPICOS

Futebol de 5
O primeiro classificado saiu do Campeonato Mundial, realizado em Tóquio, no Japão. A vaga foi para a Argentina, vice-campeã, atrás apenas do Brasil, que já tinha seu lugar garantido nos Jogos Rio 2016 como país-sede.

Futebol de 7
O esporte já tem dois classificados: a Ucrânia, que venceu o Campeonato Europeu, realizado em Maia, Portugal, e o Irã, que conquistou o ouro nos Jogos Para-Asiáticos, em Incheon, na Coreia do Sul.

Hipismo
Grã-Bretanha, Holanda e Alemanha foram os primeiros a conquistar as vagas por equipes, nos Jogos Equestres Mundiais, na Normandia, na França.

Goalball
O Campeonato Mundial, realizado em Espoo, na Finlândia, classificou três seleções femininas — Estados Unidos, Rússia e Turquia — e duas masculinas — Finlândia e Estados Unidos.

Judô
Nove países ficaram com as 13 vagas em jogo no Campeonato Mundial, realizado em Colorado Springs, nos Estados Unidos: Ucrânia (3), Azerbaijão (2), China (2), Argélia, Estados Unidos, Hungria, México, Rússia e Uzbequistão.

Rugby em cadeira de rodas
Atual campeã Paraolímpica, a Austrália já tem presença confirmada nos Jogos Rio 2016. A equipe conquistou sua vaga ao vencer o campeonato mundial, em Odense, na Dinamarca.

Tênis em cadeira de rodas
O japonês Shingo Kunieda e a tailandesa Sakhorn Khanthasit foram os primeiros a se classificar, através dos Jogos Para-Asiáticos, disputados em Incheon, na Coreia do Sul.

Foto: CPB/ DivulgaçãoFoto: CPB/ Divulgação

Tiro esportivo
63 das 150 vagas Paraolímpicas do esporte foram definidas no Campeonato Mundial, que aconteceu em Suhl, na Alemanha. A Coreia do Sul, com 11 vagas asseguradas, é o principal destaque.

Vela
O Campeonato Mundial, em Halifax, no Canadá, classificou 39 atletas de 10 países: Austrália (6), Canadá (6), Grã-Bretanha (6), França (4), Alemanha (4), Noruega (4), Grécia (3), Estados Unidos (3), Itália (2) e Finlândia.

Voleibol sentado
Primeiro torneio classificatório para os Jogos Paraolímpicos Rio 2016, o Campeonato Mundial, disputado em Ebglag, na Polônia, garantiu a presença das seleções feminina de China e Estados Unidos e as equipes masculinas de Bósnia e Herzegovina e Irã. Já os Jogos Para-Asiáticos, em Incheon, na Coreia do Sul, classificaram o Irã, no feminino, e a China, no masculino.

* A classificação para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos é um processo contínuo e as inscrições finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paraolímpicos). As inscrições são recomendadas pelas federações nacionais ou organizações esportivas de cada país a seus respectivos Comitês Olímpicos Nacionais ou Comitês Paraolímpicos Nacionais, que decidem pelas inscrições finais.

Fonte: Rio 2016
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla