Ministério do Esporte Prêmio Brasil Olímpico: Arthur Zanetti e a dupla Martine Grael e Kahena Kunze são os melhores do ano
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Prêmio Brasil Olímpico: Arthur Zanetti e a dupla Martine Grael e Kahena Kunze são os melhores do ano

Após mais um ano de conquistas para o esporte brasileiro, uma festa na noite desta terça-feira (16.12) foi dedicada a homenagear os atletas do país que se destacaram em 2014. A cerimônia da 16ª edição do Prêmio Brasil Olímpico, realizada noTheatro Municipal, no Rio de Janeiro, sede da próxima edição dos Jogos Olímpicos em 2016, consagrou a dupla da vela Martine Grael e Kahena Kunze, no feminino, e o ginasta Arthur Zanetti, no masculino, como melhores atletas do ano.

Os três são contemplados com o programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte, na categoria Bolsa Pódio, e receberam os troféus das mãos do Ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Martine e Kahena competem na Classe 49er FX e conquistaram em 2014 o ouro no Campeonato Mundial de Vela, além de terem terminado o ano eleitas como as melhores velejadoras do mundo pela Federação Internacional da modalidade. Campeão olímpico nas argolas, o ginasta Arthur Zanetti conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial disputado na China este ano.

“É uma grande honra. A gente não estava esperando, foi uma surpresa grande. Se eu pudesse dividir, dividiria com todos os atletas que estão aqui hoje, pelo esforço, disciplina e dedicação”, disse Kahena Kunze. “Também temos que agradecer a toda a nossa equipe”, completou Martine Grael.

Foto: Paulino Menezes/ MEFoto: Paulino Menezes/ ME

Embora já tenha ganhado o prêmio em 2012, Zanetti não escondeu o nervosismo na hora de discursar. “Mais complicado estar aqui (em cima do palco) do que competindo. Estou supernervoso. Quero agradecer a todos, estou muito feliz com esse resultado. Quero agradecer minha família, cheguei aqui por causa deles, e a todos os meus colegas que treinam comigo e me incentivam. Também quero agradecer meus patrocinadores, o Comitê Olímpico Brasileiro, a Confederação de Ginástica e o Ministério do Esporte. Sem eles acho que nenhum atleta estaria aqui”, afirmou Arthur.

Além dos grandes vencedores da noite, foram premiados 46 esportistas em 43 modalidades. Novidade nesta edição do prêmio, a categoria Atleta da Torcida consagrou a ginasta Flávia Saraiva como a mais votada pelos torcedores nas redes sociais. Foram mais de 700 mil mensagens enviadas. Flávia ganhou com 22% do total e recebeu um troféu e a premiação de R$ 30 mil. Ela também é bolsista do programa Bolsa Atleta, na categoria internacional.

Foto: Paulino MenezesFoto: Paulino MenezesCom apenas 15 anos, Flávia ganhou uma medalha de ouro e duas medalhas de prata na ginástica artística nos Jogos Mundiais da Juventude disputados este ano em Nanquim, na China. O prêmio foi entregue a Flávia por Lais Souza, que também fez história na ginástica artística brasileira, competindo em duas Olimpíadas. Em um dos momentos mais emocionantes da noite, Lais, que ficou tetraplégica após sofrer um acidente de esqui, foi ovacionada pelo público no Theatro Municipal. “Estou emocionada de estar aqui hoje. Gostaria muito de agradecer todas as instituições que me ajudaram e todo mundo que rezou por mim”, disse.

Este ano, pela primeira vez, duplas puderam competir em conjunto. Dessa forma, atletas que competem juntos, em duplas do vôlei de praia ou da vela, por exemplo, não concorreram mais entre si. Nesse caso, a premiação foi dividida entre os vencedores. Dos premiados nas 43 modalidades, três foram duplas. Além de Martine Grael e Kahena Kunze, que também foram eleitas destaques da vela, foram premiados Marcelo Melo e Bruno Soares, no tênis, e Juliana e Maria Elisa, no vôlei de praia. Dos 46 premiados, 21 recebem Bolsa Atleta e mais 18 são Bolsa Pódio.

Além das bolsas, pagas diretamente aos atletas, eles recebem apoio, de forma indireta, dos vários programas do Governo Federal — com a Lei Agnelo/Piva — e de empresas que se valem de renúncias fiscais por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, além dos convênios firmados entre o Ministério do Esporte e as confederações brasileiras. Esses apoios permitem a compra de equipamentos, a contratação de equipes multidisciplinares, o planejamento de treinamentos e o custeio de viagens, entre outros.

Foto: Paulino Menezes/MEFoto: Paulino Menezes/MEHomenagens
Também foram homenageados os melhores técnicos do ano. O espanhol Jesus Morlán, da canoagem de velocidade, ganhou nos esportes individuais, enquanto o dinamarquês Morten Soubak, do handebol feminino, foi o vencedor entre os esportes coletivos.

Organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o Prêmio Brasil Olímpico ainda homenageou Vanderlei Cordeiro de Lima com o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, por representar os valores éticos, esportivos e morais que marcaram a trajetória de Adhemar. Ele recebeu o troféu das mãos de Torben Grael, vencedor do Troféu Adhemar em 2013. “Queria dividir esse prêmio com todas as pessoas que fizeram parte da minha história. Tudo o que aconteceu até hoje eu devo ao esporte. Obrigado esporte, obrigado Brasil e saudações olímpicas para todos”, disse Vanderlei.

Os medalhistas nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014, realizados em agosto, na China, também receberam homenagem especial. A delegação brasileira foi formada por 97 atletas, a segunda maior entre os 205 países participantes do evento, atrás apenas da China, com 123 atletas. O Brasil encerrou a competição com 15 medalhas (seis de ouro, oito de prata e uma de bronze). As 15 medalhas representaram mais que o dobro das conquistadas em Cingapura 2010, edição inaugural do evento, quando o Brasil subiu ao pódio sete vezes. Fabrício Ruan Rocha, do badminton, e Rafaela Raurich, da natação, representaram os jovens atletas.

» Vencedores nas 43 modalidades:

Atletismo – Fabiana Murer – Bolsa-pódio
Badminton – Lohaynny Vicente – Bolsa-Atleta
Basquete – Tiago Splitter
Boxe – Robson Conceição – Bolsa-Pódio
Canoagem Slalom – Ana Sátila – Bolsa-Pódio
Canoagem Velocidade – Isaquias Queiróz – Bolsa-Pódio
Ciclismo BMX – Renato Rezende – Bolsa-Pódio
Ciclismo Estrada – Rafael Andriato – Bolsa-Atleta
Ciclismo Mountain Bike – Henrique Avancini – Bolsa-Pódio
Ciclismo Pista – Flavio Cipriano – Bolsa-Atleta
Desportos na Neve – Isabel Clark– Bolsa-Atleta
Desportos no Gelo – Isadora Williams– Bolsa-Atleta
Esgrima – RenzoAgresta– Bolsa-Atleta
Futebol – Neymar Junior
Ginástica Artística – Arhtur Zanetti – Bolsa-Pódio
Ginástica de Trampolim – Camilla Lopes Gomes – Bolsa-Atleta
Ginástica Rítmica – Angélica Kvieczynski – Bolsa-Atleta
Golfe – Rafael Becker – Bolsa-Atleta
Handebol – Eduarda Amorim – Bolsa-Atleta
Hipismo Adestramento – João Victor Oliva
Hipismo CCE – Márcio Jorge Carvalho – Bolsa-Atleta
Hipismo Saltos – Álvaro Affonso de Miranda Neto (Doda)
Hóquei Sobre Grama – Bruno Mendonça – Bolsa-Atleta
Judô – Mayra Aguiar – Bolsa-Pódio
Levantamento de Peso – Fernando Reis – Bolsa-Pódio
Lutas – Aline da Silva Ferreira – Bolsa-Pódio
Maratona Aquática – Ana Marcela Cunha – Bolsa-Pódio
Nado sincronizado – Giovana Stephan – Bolsa-Atleta
Natação – Matheus Santana – Bolsa-Atleta
Pentatlo Moderno – Yane Marques – Bolsa-Pódio
Polo Aquático – Felipe Perrone – Bolsa-Atleta
Remo – Fabiana Beltrame – Bolsa-Atleta
Rúgbi – Julia Sardá– Bolsa-Atleta
Saltos Ornamentais – Cesar Castro – Bolsa-Atleta
Taekwondo – Edival Marques (Netinho)– Bolsa-Atleta
Tênis – Marcelo Melo e Bruno Soares – Bolsa-Pódio
Tênis de Mesa – Hugo Calderano – Bolsa-Atleta
Tiro com Arco – Marcus Vinícius D´Almeida – Bolsa-Pódio
Tiro Esportivo – Rodrigo Bastos – Bolsa-Atleta
Triatlo – Pâmela Oliveira
Vela – Martine Grael e KahenaKunze – Bolsa-Pódio
Vôlei de praia – Juliana e Maria Elisa - Bolsa-Pódio
Vôlei – Fabiana Claudino

» Os melhores atletas do ano em todas as edições do Prêmio Brasil Olímpico:

1999 – Maurren Maggi (atletismo) e Gustavo Kuerten (tênis)
2000 – Leila Barros (vôlei) e Gustavo Kuerten (tênis)
2001 – Daniele Hypolito (ginástica artística) e Robert Scheidt (vela)
2002 - Daniele Hypolito (ginástica artística) e Nalbert (vôlei)
2003 – Daiane dos Santos (ginástica artística) e Fernando Meligeni (tênis)
2004 - Daiane dos Santos (ginástica artística) e Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo)
2005 – Natália Falavigna (taekwondo) e João Derly (judô)
2006 – Laís Souza (ginástica artística) e Giba (vôlei)
2007 – Jade Barbosa (ginástica artística) e Thiago Pereira (natação)
2008 – Maurren Maggi (atletismo) e Cesar Cielo (natação)
2009 – Sarah Menezes (judô) e Cesar Cielo (natação)
2010 – Fabiana Murer (atletismo) e Murilo Endres (vôlei)
2011 - Fabiana Murer (atletismo) e Cesar Cielo (natação)
2012 – Sheilla Castro (vôlei) e Arthur Zanetti (ginástica)
2013 – Poliana Okimoto (maratona aquática) e Jorge Zarif (vela)
2014 – Martine Grael e KahenaKunze (vela) e Arthur Zanetti (ginástica)

Mateus Baeta, Brasil 2016, do Rio de Janeiro
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla