Ministério do Esporte Em noite especial, Ministério do Esporte homenageia empresas que investiram no esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Em noite especial, Ministério do Esporte homenageia empresas que investiram no esporte

A quinta edição do Prêmio Empresário Amigo do Esporte, realizada pelo Ministério do Esporte na noite desta terça-feira (9.12), no Clube Pinheiros, em São Paulo, homenageou grandes nomes do empresariado nacional. Para o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a solenidade que homenageia os patrocinadores de projetos desportivos e paradesportivos, é o reconhecimento e um estímulo tanto para as empresas que já doaram recursos por meio da Lei de Incentivo, quanto para as novas empresas que pensam em contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento do esporte nacional.

Bradesco, Itaú Unibanco e Petrobras receberam das mãos de Aldo Rebelo o prêmio da noite, na categoria Maior Amigo do Esporte, por serem as empresas que mais investiram no esporte brasileiro utilizando a Lei de Incentivo ao Esporte em 2013.

Segundo o ministro, a legislação é o melhor mecanismo que  sintetiza e permite a integração entre o poder público, o setor privado e a sociedade. “A Lei de Incentivo ao Esporte permite a integração, porque ela busca recursos privados,  via mecanismo da renúncia fiscal, e se dirige para que os recursos sejam geridos para servirem a comunidade. Tudo na sociedade parte de uma ideia para viver uma experiência. E a experiência da Lei de Incentivo tem sido vitoriosa pelos números que vêm superando a cada ano e a diversidade de projetos”, disse.

(Foto: Paulino Medeiros/ME)(Foto: Paulino Medeiros/ME)

Itaú Unibanco foi o vencedor na categoria Melhor Amigo do Esporte, que premia as empresas que investiram em projetos com melhor distribuição pelas regiões brasileiras, seguido pelo Bradesco e Petrobras.

O presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Paulo Wanderley, afirmou que a entidade já captou mais de R$ 34 milhões desde a criação do mecanismo e que os recursos foram destinados para o fomento e desenvolvimento da modalidade. “A Lei completará oito anos em 2015 e poderá terminar no próximo ano. Aqui vai um apelo do esporte brasileiro para que ela continue, pois é impossível o esporte continuar avançando no país sem a legislação”, disse.

Reconhecimento pessoa física

Nesta edição, a cerimônia celebrou o crescimento do número de doadores de pessoas físicas, o que significa que a política pública de promoção do esporte por meio da legislação começou a ser difundida na população, com cerca de 2,3 mil doadores individuais, número superior ao de pessoas jurídicas patrocinadoras. Os premiados na categoria Amigos do Esporte Pessoa Física foram: Jean Marc Robert Etlin, Carlos Alberto Rodrigues e Júlio Siqueira Araújo.

Durante a cerimônia foram entregues 71 prêmios, distribuídos por oito diferentes categorias: Amigo do Esporte; Melhor Amigo do Esporte; Amigo do Esporte de Participação; Amigo do Esporte de Rendimento; Amigo do Esporte Educacional; Dedicação e Incentivo; Amigo do Esporte - Pessoa física; e Melhor Amigo do Esporte no Estado. Na premiação, estiveram presentes personalidades vinculadas ao esporte nacional, entre atletas, dirigentes esportivos e empresários.

No final da cerimônia, o ex-jogador da seleção brasileira Vampeta, agradeceu e entregou ao ministro Aldo Rebelo uma homenagem pela contribuição ao esporte nacional.

(Foto: Paulino Medeiros/ME)(Foto: Paulino Medeiros/ME)

Entenda a Lei de Incentivo ao Esporte
Conhecida como um instrumento extremamente democrático de estímulo ao esporte, a Lei de Incentivo beneficia desde sua criação, em 2007, pessoas de todas as regiões do país e de todas as classes sociais. O mecanismo permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda (IR) em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte. Empresas podem destinar até 1% desse valor e ainda acumular com investimentos proporcionados por outras leis de incentivo. O teto para pessoas físicas é de 6% do IR.

Em 2013, por meio dos projetos, mais de 700 mil pessoas foram beneficiadas de forma direta em todo o Brasil, com o investimento de R$ 229,2 milhões, o que representa um aumento de 8% em relação ao ano anterior. A região Sudeste captou 83% dos recursos, seguido pelo Sul (10%), Nordeste (3%), Centro-Oeste (2%) e Norte (2%).

Confira as empresas premiadas na quinta edição do Prêmio Empresário Amigo do Esporte:

Maior Amigo do Esporte:
Bradesco
Itaú Unibanco
Petrobras

Melhor Amigo do Esporte
Itaú Unibanco
Bradesco
Petrobras

Melhor Amigo do Esporte de Rendimento
Itaú Unibanco
Bradesco
BNDES

Melhor Amigo do Esporte de Participação
Bradesco
Banco do Brasil
Volkswagem do Brasil

Melhor Amigo do Esporte Educacional
Petrobras
Itaú Unibanco
Telefônica Vivo

Amigos do Esporte Pessoa Física
Jean Marc Robert
Carlos Alberto Rodrigues
Júlio Siqueira Araújo

 

Breno Barros, de São Paulo
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla