Ministério do Esporte Começam nesta terça-feira (25) as Paraolimpíadas Escolares, em São Paulo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Começam nesta terça-feira (25) as Paraolimpíadas Escolares, em São Paulo

A cidade de São Paulo receberá no período de 25 a 27 de novembro as Paraolimpíadas Escolares. Organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a competição vai contar com 600 estudantes, de 12 a 17 anos, de todas as regiões do Brasil e também da Grã-Bretanha, que chega ao evento pela segunda vez com um grupo de 13 atletas da natação e do atletismo. Os britânicos estrearam nas Paraolimpíadas Escolares em 2013.

A competição costuma ser o primeiro contato de muitos atletas paraolímpicos brasileiros com o esporte. As Paraolimpíadas, no entanto, não se limitam a apaixonados pela prática esportiva, mas também àqueles que estão começando. A cada edição, atletas novos, porém experientes, também ocupam as raias e quadras do evento para crescer dentro das modalidades, além de disputar medalhas por seus estados.

Os atletas brasileiros enfrentarão provas em sete modalidades: atletismo, natação, goalball, judô, bocha, tênis em cadeira de rodas e tênis de mesa. Entre os participantes estão alguns atletas que, apesar da pouca idade, já estão entre os principais nomes do país. A velocista Thalita Simplício, 17 anos, do atletismo, é uma das novas corredoras do Brasil e estará entre os inscritos na capital paulista. Cega desde os 12 anos de idade devido a um glaucoma congênito, a potiguar da classe T11 (cego total) ressalta a importância de participar da competição estudantil.

Segundo Thalita, as Paraolimpíadas são a oportunidade para os mais novos aparecerem. “Comecei nas Escolares em 2012 e, no ano seguinte, já fui chamada para o Parapan de Jovens, na Argentina, onde ganhei três medalhas de ouro. Acho importante, os atletas aproveitarem a competição escolar, por ser nacional, e com regras iguais às maiores provas do país”, analisa a velocista. Thalita é integrante da seleção brasileira de jovens e é apontada pela comissão técnica como uma atleta talentosa e com futuro promissor.

Outro que merece destaque e também vai disputar medalhas nas Paraolimpíadas Escolares é o nadador Lucas Mozela, de 16 anos. Lucas nasceu com má formação no braço direito, e desde os 13 anos disputa importantes provas nacionais e internacionais na classe S9. “Já tinha passado por um regional antes, mas foi nas Escolares que observou como era um campeonato nacional. Foi uma coisa diferente e que me ajudou a crescer e a chegar à seleção”, conta o nadador. Mozela esteve no Parapan de Jovens, na Argentina, no ano passado. De Buenos Aires, o paulista trouxe cinco medalhas de ouro e uma de prata. Este ano, no Chile, durante o Para-Sulamericano, o nadador conquistou três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.

Na manhã desta terça-feira, o CPB vai promover um encontro de dois atletas que já brilham no cenário mundial – o nadador Talisson Glock e a saltadora Lorena Spoladore – com jovens inscritos na edição deste ano. O bate-papo será no Espaço Convivência, no Anhembi, com início às 10h30 e terá a presença do presidente do CPB, Andrew Parsons, e de Flávio Camelier, vice-presidente da coca-cola, empresa que apoia a realização das Paraolimpíadas Escolares 2014.

Fonte: CBP
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla