Ministério do Esporte Com novas gerações, desportos na neve iniciam novo ciclo com temporada na Europa e Estados Unidos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Com novas gerações, desportos na neve iniciam novo ciclo com temporada na Europa e Estados Unidos

Os atletas brasileiros de esportes de inverno começam a seguir para o Hemisfério Norte, para a temporada na Europa e nos Estados Unidos que dá início a um novo ciclo olímpico (os próximos Jogos de Inverno serão PyeongChang 2018, na Coreia do Sul). E segundo o presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), Stefano Arnhold, uma nova geração viaja com alguns objetivos específicos para essas competições, que seguem até abril – os mais jovens estão sendo preparados para os três próximos ciclos olímpicos, que alcançam 2026.

“Claro que temos competido com a Isabel Clark, do snowboard, a Jaqueline Mourão, do esqui cross-country e do biatlo, o Leandro Ribella, do cross-country. Até os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014, tivemos atletas mais experientes, de faixa etária mais alta, que praticamente se formaram no esporte por si mesmos. Mas depois de Sochi podemos falar em rejuvenescimento. Haverá uma queda brutal na média das faixas etárias”, diz o presidente da CBDN, que investe pesado em preparação científica, com equipe multidisciplinar, e também campos para treinamentos com técnicos estrangeiros, antes das competições.

No caso do esqui alpino, assinala Stefano Arnhold, o Brasil tem uma nova geração “muito boa”. “São jovens de 16, 17 anos, que irão pela primeira vez a um Mundial e, por isso, não estaremos visando a resultados. Mas são atletas que estão sendo preparados de uma forma mais científica e que passarão, de longe, a geração mais antiga.”

No snowboard, continua o dirigente, o Brasil tem agora o garoto Lucas Alves, em contraponto com Isabel Clark, que esteve em três Jogos Olímpicos e hoje é 14ª do mundo no ranking.

Do esqui cross-country, Stefano Arnhold cita Rhaick Bonfim, que tem apenas 12 anos (do projeto “Esqui na Rua”, de Leandro Ribella), e em agosto foi campeão da modalidade no Campeonato Patagônico Jovem (faixas de 13-14 e 15-16) em Bariloche, na Argentina. Rhaick, que treina roller esqui no asfalto, em São Paulo, teve apenas um dia e meio de treinamento na neve e foi eleito o MVP (Most Valuable Player, ou destaque) da competição em Bariloche.

Campings e competições antes dos Mundiais
O esqui alpino e o snowboard terão Mundial Júnior em 2015 e a CBDN pensa em classificação para os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude em Lillehammer 2016. “Em Innsbruck 2012 [Áustria], tivemos apenas dois atletas [Elza Nobre e Tobias Macedo]. Para 2016 queremos representantes em esqui alpino, esqui cross-country, biatlo e snowboard. Conseguimos vaga no biatlo feminino, mas não temos atleta, porque a Gabriela Neres já estourou a idade. Vamos tentar vaga no masculino. E no snowboard, poderemos ter o Luquinha – o Lucas Alves –, por exemplo”, diz o dirigente.

Nos Mundiais Adultos, o presidente da CBDN destaca que o snowboard brasileiro terá Isabel Clark e Wesley Hauntington. “A Isabel pode ir à final do cross. A Wesley é uma atleta experiente, que compete no slopestyle. E que, vamos ver, poderá fazer o big air, se a modalidade entrar para os Jogos de PyeongChang 2018.”

Em preparação para a temporada (do fim de novembro a abril), são vários os campings e competições. Os atletas do esqui cross-country e do biatlo, por exemplo, irão para Obertilliach, na Áustria, onde treinam com a técnica Ana Maria Nilsson. Então, parte dos atletas vai para Val di Fiemme, na Itália, onde depois competem em Val di Dentro, e parte para Oestesund, na Suécia, com apoio do técnico Andreas Donej, para depois competir em Oernskoeldsvik. “Estamos animados depois dos bons resultados aqui na temporada austral [no inverno da América do Sul, entre julho e meio de outubro[“, diz o presidente da CBDN.

Mundiais da temporada de inverno 2014-2015 com brasileiros:

Mundial de Snowboard – Kreischberg, Áustria – 15 a 25 de janeiro
Isabel Clark e Wesley Huntington

Mundial de Esqui Alpino – Vail/Beaver Creek, Estados Unidos – 2 a 15 de fevereiro
Maya Harrisson, Chiara Marano, Guilherme Grahn, Tobias Macedo e Michel Macedo

Mundial de Cross-Country – Falun, Suécia – 18 de fevereiro/1º de março
Leandro Ribela, Leandro Lutz, Fabrizio Bourguignon, Leila Mostaço e Mirlene Picin

Mundial Júnior de Snowboard – Yabuli, China - 6 a 16 de março
Lucas Alves

Mundial Júnior de Esqui Alpino – Hafjell, Noruega – 5 a 14 de março
Guilherme Grahn

Mundial Júnior de Biatlo – Minsk/Raubichi, Bielorrússia – 17 a 24 de fevereiro
Gabriela Neres, Bruna Moura e Caio Moreira

Denise Mirás
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla