Ministério do Esporte Nos Jogos Escolares, basquete pode abrir caminho para as seleções brasileiras de base
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Nos Jogos Escolares, basquete pode abrir caminho para as seleções brasileiras de base

Foi graças ao basquete que Thaís da Conceição de Melo, de 17 anos, teve a oportunidade de sair da pequena cidade de Matupá, no interior de Mato Grosso, para estudar em Sorriso. Já se passaram três anos desde que a jovem foi garimpada pelo técnico/professor Fernando Souza para reforçar a equipe da escola estadual Mario Spinelli. 
 
Foto: Francisco Medeiros/MEFoto: Francisco Medeiros/ME
 
Thaís entrou para o esporte por influência da irmã mais velha. O amor ao esporte já dura seis anos e é um dos destaques nos Jogos Escolares da Juventude. “Quando mudei para Sorriso foi uma ótima oportunidade, principalmente em busca de melhores condições de estudos e para participar de competições mais fortes no basquete. Mudei de cidade pelo amor que tenho pelo basquete”, disse a jovem que disputa pela primeira vez a etapa nacional da competição.    
 
A história de vida de Thaís pode se encaixar na de outros jovens espalhados pelo país, em que o esporte abre caminhos de oportunidades. O ex-pivô da seleção brasileira Josuel Santos, que participa como embaixador da modalidade na competição, ressalta que o esporte tem principalmente um papel social e que eventos como os Jogos Escolares contribuem para o desenvolvimento dos jovens. 
 
“Sabemos que só alguns desses jovens irão seguir na carreira de atleta, mas a experiência de participar de um evento grandioso como este será levada por toda a vida. Queria ter vivido o que eles estão vivenciando quando eu tinha essa mesma idade”, disse o embaixador do basquete.  
 
Mesmo com toda a vivência cultural, Thaís e as suas companheiras de equipe estão em João Pessoa com o foco no título. Após vencer a semifinal da segunda divisão contra o colégio Batista do Ceará, por 63 a 37, a equipe de Mato Grosso garantiu para o estado a participação na primeira divisão do basquete feminino na próxima edição dos Jogos Escolares. 
 
O bom desempenho dos atletas escolares do basquete, masculino e feminino, em João Pessoa pode abrir caminho também no esporte de alto rendimento. A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) está presente nos Jogos para observar os futuros talentos para integrar as seleções brasileiras de base. 
 
 
Breno Barros, de João Pessoa
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla