Ministério do Esporte Maior evento de fisiculturismo do mundo chega ao Brasil
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Maior evento de fisiculturismo do mundo chega ao Brasil

Brasília será sede do maior e principal campeonato de fisiculturismo do mundo. O 68º Campeonato Mundial Masculino Amador de Fisiculturismo Sênior – conhecido também como Mr. Universo IFBB (Federação Internacional de Fisiculturismo, na sigla em inglês) – chega ao Brasil pela primeira vez, com o apoio do Ministério do Esporte e da Secretaria de Esporte do Governo do Distrito Federal. Cerca de 400 atletas vindos de 60 países são esperados nos dias 14 e 15 de novembro.


 
Em quase 70 anos de existência da modalidade, é a segunda vez que o evento acontece na América do Sul. A primeira foi em 2011, na cidade de Guayaquil, no Equador. O Mundial já foi sediado por 68 países, incluindo Myanmar (antiga Birmânia), Índia e ilhas distantes como Jeju (pertencente à Coreia do Sul).
 
“O esporte vem crescendo. No final de novembro participaremos como esporte de medalha nos Jogos Olímpicos Asiáticos em Puket, na Tailândia”, explica o presidente da Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness, Maurício de Arruda Campos.
 
O campeonato é conhecido por reunir celebridades do mundo fitness, como os atores Arnold Schwarzenegger e Lou Ferrigno (protagonista do filme Hulk). São esperados vários atletas brasileiros que vêm se destacando internacionalmente e, pelo menos cinco deles, têm chances de pódio, como o hexacampeão mundial, José Carlos Santos, na categoria até 70kg.
 
Em paralelo ao campeonato, acontece o Congresso Anual Internacional IFBB, onde são estabelecidas normas, regulamentos e ajustes que passarão a ser seguidos no ano seguinte.
 
IFBB
 A International Federation of Bodybuilding and Fitness foi fundada em 1946, em Montreal, no Canadá, pelos irmãos Joe e Ben Weider. Hoje, conta com federações em 189 países. De acordo com estatísticas do segmento, mais de 100 milhões de pessoas treinam em academias e centros esportivos nos seis continentes. Cerca de 1.500 competições de musculação são realizadas pela IFBB a cada ano pelo mundo.
 
Fazem parte do Mundial Sênior 10 categorias de peso:

 
Flyweight Up to & Incl. (60 kg)
Bantam weight Up to & Incl. (65 kg)
Light weight Up to & Incl. (70 kg)
Welter weight Up to & Incl. (75 kg)
Light-Middle weight Up to & Incl. (80 kg)
Middle weight Up to & Incl. (85 kg)
Light-Heavy weight Up to & Incl. (90 kg)
Light-Heavy weight Up to & Incl. (95 kg)
Heavy weight Up to & Incl. (100 kg)
Super-Heavy weight Over (100 kg)
 
Mais informações:

68º Campeonato Mundial Sênior de Musculação
Pesagem dos Atletas: 13 de novembro de 2014 – a partir de 17h
Prévias: 14 de novembro – 10h
Final: 15 de novembro – a partir de 15h
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Endereço: SDC, Ala Sul, 1º andar

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla