Ministério do Esporte Com fórmula de disputa mantida, LDB 2014 terá início neste domingo (26)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Com fórmula de disputa mantida, LDB 2014 terá início neste domingo (26)

Vai subir a bola para a Liga de Desenvolvimento de Basquete 2014 (LDB). A quarta edição da maior competição de base do basquete brasileiro terá início neste domingo (26/10), no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, com a realização de três partidas. O duelo inaugural do campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte será entre o Regatas de Campinas (SP) e o Franca Basquete (SP), às 09 horas.

(Foto: Bruno Spada/LNB)(Foto: Bruno Spada/LNB)

Mesmo com o atraso no início da competição, inicialmente previsto para o mês julho, a LDB 2014 teve seu formato de disputa mantido. As 24 equipes participantes jogarão entre si em turno único durante a fase de classificação (dividida em quatro etapas) e as oito melhores se classificarão para o octogonal final - a ser disputado nos mesmos moldes das duas edições anteriores (dois grupos, com os dois melhores avançado às semifinais).

A primeira etapa da LDB 2014 acontecerá simultaneamente na capital paulista - além do Pinheiros, o Continental Parque Clube também sediará jogos - e em Curitiba, no Círculo Militar do Paraná.

“A LDB é o projeto mais querido no Ministério do Esporte. É um dos que mais rapidamente tivemos resultados, com um grande compromisso dos clubes. Esse ano tivemos um atraso por causa de alterações de legislação que impactaram na forma que o governo pode dar seu apoio. Mas estamos com muito entusiasmo”, declarou o secretário nacional de Esportes de Alto Rendimento, Ricardo Leyser.

Ao todo, nove Estados brasileiros - Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo - mais o Distrito Federal estarão representados na edição de 2014 do campeonato Sub-22. Esta será a maior edição da LDB, que em sua última temporada teve a participação de 20 times e o Flamengo como grande campeão.

A novidade na relação dos times participantes fica por conta do Taubaté Basketball (SP). A equipe do Vale do Paraíba substituirá o também paulista Rio Claro Basquete, que optou por não participar da LDB 2014. As outras 23 participantes segues as mesmas que haviam sido anunciadas anteriormente (veja relação completa abaixo).

Recentemente, o maior campeonato de basquete do país revelou o ala Bruno Caboclo. Um dos destaques da edição 2013 da LDB, com a camisa do Pinheiros/SKY, o garoto, de apenas 18 anos, foi escolhido pelo Toronto Raptors na 20ª posição do Draft 2014 da NBA e agora desfilará seu talento na liga norte-americana de basquete.

“A expectativa para essa LDB é a melhor possível. Nós temos que buscar cada vez mais clubes, mais meninos praticando o basquete. Conseguimos que um deles fosse para a NBA após a edição passada, que é um fato raro e de muito orgulho para nós, mas só de os garotos estarem fazendo parte das equipes adultas e, isso, felizmente, nós já estamos conseguindo”, disse o presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB), Cássio Roque.

Além de mandar pela primeira vez um jogador para a NBA - Caboclo foi o primeiro atleta a atuar na LDB e chegar ao principal campeonato de basquete do planeta -, a LDB viu três jogadores com grandes passagens na competição serem convocados para Seleção Brasileira que disputou o Campeonato Sul-Americano 2014: Gegê e Cristiano Felício, do Flamengo, e Léo Meindl, do Franca Basquete. Além disso, Lucas Mariano, do Franca, e Humberto, do Pinheiros/SKY, foram convocados pelo técnico José Neto para o período de treinamentos.

“A história do Bruno (Caboclo) ter sido selecionado pela NBA, já estar jogando, já estar enterrando, é o futuro. Imagine se a cada ano a gente tivesse um Bruno, ou outro jovem com uma história dessas? É isso que a gente quer. Imagine daqui dez anos, quando já tivermos mais dez edições da LDB o que será do basquete. Vamos esperar e acompanhar, mas volto a dizer que o projeto mais querido do Ministério do Esporte é a LDB”, exaltou Leyser.

Grande celeiro da nova geração do basquete brasileiro, a LDB também é responsável por abastecer as equipes que disputam o NBB. Na última temporada, o maior campeonato de basquete do país contou com 114 atletas oriundos da competição Sub-22 inscritos entre as 17 equipes participantes, sendo que 76 deles entraram em quadra.

Confira as 24 equipes participantes da LDB 2014:

Associação de Basquete de Anápolis (GO)
Basquete Cearense (CE)
Paschoalotto/Bauru (SP)
Blumenau (SC)
Botafogo (RJ)
UniCEUB/BRB/Brasília (DF)
Basquete Curitiba/Círculo Militar (PR)
Flamengo (RJ)
Franca Basquete (SP)
Grêmio Náutico União (RS)
Winner/Limeira (SP)
Macaé Basquete (RJ)
Minas Tênis Clube (MG)
Mogi das Cruzes/Helbor (SP)
Clube Náutico Capibaribe (PE)
Paulistano/Unimed (SP)
Pinheiros/SKY (SP)
Clube Regatas Campinas (SP)
Taubaté Basketball (SP)
AABJ Joinville (SC)
Sport Club do Recife (PE)
Tijuca Tênis Clube (RJ)
Tittas/SEST/SENAT (PR)
Unitri/Praia Clube (MG)

Confira as datas e horários das primeiras partidas da LDB 2014:

- São Paulo
Domingo (26/10)
09h - Regatas de Campinas (SP) x Franca Basquete (SP) - Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
11h - Paulistano/Unimed (SP) x Paschoalotto/Bauru (SP) - Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
13h - Pinheiros/SKY (SP) x Botafogo (RJ) - Ginásio do Esporte Clube Pinheiros

Segunda-feira (27/10)
10h - Flamengo (RJ) x Pinheiros/SKY (SP) - Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
11h - Paschoalotto/Bauru (SP) x Winner/Limeira (SP) - Ginásio do Continental Parque Clube
12h - Franca Basquete x Mogi das Cruzes/Helbor - Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
13h - Taubaté Basketball (SP) x Macaé Basquete (RJ) - Ginásio do Continental Parque Clube
14h - Botafogo (RJ) x Regatas de Campinas (SP) - Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
15h - Tijuca Tênis Clube (RJ) x Paulistano/Unimed (SP) - Ginásio do Continental Parque Clube

- Curitiba
Segunda-feira (27/10)
08h30 - UniCEUB/BRB/Brasília (DF) x Joinville - Ginásio do Círculo Militar do Paraná
10h30 - SKY/Basquete Cearense (CE) x Grêmio Náutico União (RS) - Ginásio do Círculo Militar do Paraná
13h - Sport Club do Recife (PE) x Blumenau (SC) - Ginásio do Círculo Militar do Paraná
15h - Clube Náutico Capibaribe (PE) x Tittas/SEST/SENAT (PR) - Ginásio do Círculo Militar do Paraná
17h - Minas Tênis Clube (MG) x Unitri/Praia Clube (MG) - Ginásio do Círculo Militar do Paraná
19h30 - Basquete Curitiba/Círculo Militar (PR) x Associação de Basquete de Anápolis (GO) - Ginásio do Círculo Militar do Paraná

Confira as datas das próximas etapas da LDB 2014*:

2ª etapa: 30/11 a 06/12 (2014)
3ª etapa: 26/12 a 30/12 (2014)
4ª etapa: 15/02 a 21/02 (2015)

Fonte: LNB
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla