Ministério do Esporte Estudantes gaúchos de Cachoeirinha comemoram o Dia da Criança em parque de diversões
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Estudantes gaúchos de Cachoeirinha comemoram o Dia da Criança em parque de diversões

Foto: DivulgaçãoFoto: DivulgaçãoA garotada gosta mesmo é de brincar. Por isso, nada melhor do que comemorar o Dia da Criança num parque de diversões. Essa foi a forma bastante original que o município gaúcho de Cachoeirinha, cidade da região metropolitana de Porto Alegre, encontrou para festejar a data com os mil estudantes carentes do Programa Segundo Tempo (PST), beneficiados na parceria entre o Ministério do Esporte e a prefeitura municipal.

A atividade contou com dobradinha local da Secretaria de Esporte e Lazer, comandada pelo secretário Valdir Mattos, e da direção do Planet Park. O parque de diversões abriu suas portas exclusivamente para a juventude contemplada nos 10 núcleos do Segundo Tempo.

Um detalhe fez a diferença. A maioria das crianças e adolescentes carentes atendidos pelo programa de inclusão social do ministério jamais esteve em um local tão cheio de opções de brincadeiras, com brinquedos nunca imaginados.

Mais do que praticar as modalidades esportivas de que tanto gostam no PST, como futebol americano, futsal, basquete, vôlei, taekwondo e capoeira, o dia foi de brincar numa infraestrutura de lazer e recreação, com cerca de 12 brinquedos. Para isso, bastou a garotada desembarcar dos ônibus cedidos pela Secretaria de Esporte e Lazer e ter o “passaporte” liberado. Uma marca de carimbo na mão foi a senha de acesso, com direito a lanche, balinhas e doces.

Não faltaram roda gigante, minhocão, barco viking, camicase e carrinho bate-bate. Novidade e oportunidade única que fizeram os olhos de meninos como o estudante Paulo Araújo, 11 anos, do núcleo da escola estadual Mário Quintana, brilhar de tanta felicidade. “Esse foi o dia mais legal da minha vida”, disse o garoto, eufórico, ao revelar que jamais estivera em um parque de diversões.

“Nós, que temos uma condição de vida bem melhor do que a de nossos alunos, não temos ideia da dimensão da alegria e da satisfação que eles sentiram ao estar num local que é o sonho de brincadeira de todas as crianças”, disse o coordenador de núcleo da escola estadual Mário Quintana, professor Wagner Rossoni.

Em Cachoeirinha, dois outros colégios funcionam como núcleos do PST: o Guimarães Rosa (estadual) e o Jardim do Bosque (municipal). As demais unidades de atendimento estão em associações comunitárias e em praças e espaços públicos.

Para o coordenador pedagógico do PST/Cachoeirinha, Fábio Rodrigues, o programa é uma ferramenta esportiva e uma forma saudável de ocupar a mente da garotada, evitando que a mesma “faça besteira pelas ruas”. Ele explica:“Estando as crianças ocupadas com o esporte e o lazer, garantimos que elas cresçam saudáveis, longe do perigo urbano, como drogas, alcoolismo e prostituição”.

Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla