Ministério do Esporte Ministério apresenta balanço de capacitação para monitores do Esporte da Escola
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministério apresenta balanço de capacitação para monitores do Esporte da Escola

 Capacitação do programa Esporte da Escola (Foto: Divulgação) Capacitação do programa Esporte da Escola (Foto: Divulgação)
 
Cinco meses após o lançamento da capacitação, a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) preparou cerca de 4,5 mil monitores/professores do Esporte da Escola, iniciativa que resulta da parceria entre os programas Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, e Mais Educação, do Ministério da Educação. Nessa primeira etapa do curso – denominada formação presencial foram realizados 60 cursos de extensão, distribuídos em 23 estados, divididos em 57 municípios. Esse balanço inicial do curso de extensão representa um atendimento aproximado de 600 mil alunos e 5 mil escolas.
 
“A previsão é que até o final de dezembro deste ano mais 10 mil professores/monitores de todos estados brasileiros de do Distrito Federal,  abrangendo 55 novos municípios, sejam capacitados”, informa a diretora de Políticas Intersetoriais, Andrea Ewerton. Segundo a gestora, esse número representa cerca de 1 milhão de estudantes beneficiados em 11 escolas que aderiram ao programa.
 
No Esporte da Escola, o responsável pelo desenvolvimento das atividades é o professor/monitor. Ele é preferencialmente das áreas de educação física e/ou de esportes, e são selecionados pela escola para desenvolver as atividades de Esporte e Lazer. Para qualificar a atuação desses monitores, a capacitação foi dividida em duas etapas. A primeira, no formato presencial, tem aulas teóricas e práticas distribuídas em dois dias de atividades. Também haverá a formação continuada, oferecida na modalidade Ensino a Distância (EaD), por meio da plataforma e-proinfo, do Ministério da Educação. 
 
“O EaD, realizado no período de 29 de setembro a 26 de outubro, com carga horária de 20 horas, está sendo ofertado nesta etapa a 1.336 professores/monitores. Esses profissionais  já participaram do curso presencial e agora têm a possibilidade de dar continuidade ao processo de formação com o Ensino a Distância”, diz a coordenadora-geral de Integração de Políticas e Programas Intersetoriais, Cláudia Bernardo. 
 
O atendimento e feito por uma rede de universidades públicas vinculadas à Snelis, denominadas equipes colaboradoras (EC). Atualmente a capacitação presencial do Esporte da Escola conta com um total de 19 ECs e um grupo de cerca de 40 profissionais, entre professores do ensino superior e estudantes de pós-graduação de mais de 50 instituições de todas as regiões do Brasil, criado especificamente para desenvolver o Curso de Extensão do Esporte da Escola. 
 
Meta geral - A proposta da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social abrange cerca de 30 mil monitores e professores do Esporte da Escola. Os profissionais são responsáveis pela execução da parceria que beneficia 3.680.861 estudantes, distribuídos em 22.161 escolas públicas de 3.018 municípios de todos os estados do país. 
 
Cinco capacitações presenciais estão programadas para a primeira quinzena de outubro. Confira:
 
- Gravataí (RS) recebe nos dias 09 e 10.10 (quinta e sexta-feira), o curso se extensão do Rio Grande do Sul com a participação de 130 monitores/professores. O palco será o  Ginásio de Esportes Adriano Ortiz Corrêa, o “Aldeião” e CTG Aldeia dos Anjos, no endereço: Avenida  Ely Corrêa, 675 - 3º andar - Parque dos Anjos.
 
- Conceição do Coitité (BA) realiza também nos dias 09 e 10/10 (quinta e sexta-feira), a extensão para 60 educadores do estado da Bahia. O local do evento é o CAIC, localizado na rua Normando Lopes Rodrigues.
 
- Açaiândia (MA) ganha a formação presencial do Maranhão, dias 13 e 14.10 (segunda e terça-feira). Com a participação de 120 professores/monitores do Esporte da Escola, o curso será no Centro de formação Paulo Freire. Endereço: Avenida JK, quadra 135, no conjunto Nova Açailândia.
 
- Fortaleza promove o curso de formação do Ceará para 150 monitores/professores, dias 16 e 17.09 (sexta e sábado). O encontro será nas Faculdades Integradas do Ceará (FIC), situada na Rua Eliseu Uchôa Becco, 600 – bairro Água Fria.
 
- Nova Iguaçu (RJ) efetua a capacitação do Rio de Janeiro com a presença de 60 pessoas. Esses profissionais participam do curso nos dias 18 e 19.10 (sábado e domingo), na Escola Municipal Monteiro Lobato e na Vila Olímpica de Nova Iguaçu.
 
Carla Belizária
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla