Ministério do Esporte Equipe brasileira de canoagem velocidade passa a treinar em Lagoa Santa (MG)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Equipe brasileira de canoagem velocidade passa a treinar em Lagoa Santa (MG)

Os melhores canoístas do Brasil farão a preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016 em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a 36km da capital mineira. Após acordo oficializado entre o Comitê Olímpico do Brasil (COB), a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e a prefeitura do município mineiro, a equipe de quatro atletas da categoria de canoa masculina da canoagem velocidade, treinada pelo espanhol Jesús Morlán, utilizará a tranquilidade da cidade de 60 mil habitantes como base de preparação em busca de uma inédita medalha olímpica na modalidade. Morlán e os atletas Isaquias Queiroz, Nivalter Santos, Erlon Santos e Ronilson Oliveira – todos beneficiados pelo programa Bolsa Atleta Pódio, do Ministério do Esporte – iniciam o treinamento em Lagoa Santa nesta semana.

Leia mais:

Brasil conquista três pódios no Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade na Rússia
Isaquias Queiroz: do programa Segundo Tempo na Cidade das Canoas à conquista da Bolsa Pódio

Desde a chegada do treinador espanhol ao Brasil, em março do ano passado, os especialistas nas provas de canoa vinham treinando em São Paulo. De lá para cá, os resultados apareceram e o Brasil passou a figurar entre os países medalhistas nos mundiais da modalidade. Mesmo assim, o técnico perfeccionista Jesús Morlán sempre procurou uma cidade mais tranquila para preparar os atletas brasileiros. Detalhista, o treinador espanhol visitou outras seis cidades do país antes de escolher a cidade de Lagoa Santa como base de treinamento que atende a todas as suas necessidades.

Em Lagoa Santa, os atletas terão toda estrutura para se prepararem da melhor forma possível. Além de uma lagoa de 6,3km exclusiva para o treinamento dos brasileiros, o COB e a CBCa estão disponibilizando moradia, serviços de fisioterapia, Ciências do Esporte, entre outros. “Pela condição do vento, características da lagoa e qualidade de vida na cidade, além de uma série de requisitos que avaliamos, como a proximidade do aeroporto de Confins, Lagoa Santa se tornou um centro muito interessante para a preparação da equipe brasileira”, explicou o diretor executivo de esportes do COB, Marcus Vinicius Freire, que agradeceu à prefeitura de Lagoa Santa e sua secretaria de esportes por disponibilizar toda estrutura a favor dos canoístas brasileiros. “Um fator fundamental acordado com a prefeitura é que a lagoa será de exclusividade para treinamentos dos atletas brasileiros”, completou Marcus Vinicius.

Para o presidente da CBCa, João Tomasini Schwertner, o trabalho realizado ficará mais concentrado rumo a inédita medalha olímpica no Rio 2016. “Os aspectos técnicos e climáticos do local são favoráveis e similares às condições encontradas no Rio de Janeiro. A expectativa é que a evolução da modalidade seja ainda maior em Lagoa Santa”, disse Tomasini que também destacou o apoio fundamental do COB, BNDES e Ministério do Esporte na Canoagem Brasileira.

A cidade mineira se credencia assim a se tornar um dos polos da modalidade no país. “Lagoa Santa vive um momento muito importante em sua história. Tem sido realizado um grande investimento nos municípios em torno do aeroporto internacional e isso está proporcionando uma série de melhorias. A decisão do COB e da Confederação em levar a canoagem para nossa cidade é muito importante para nós”, destacou o prefeito de Lagoa Santa, Fernando Pereira Gomes Neto, que ressaltou os atributos que levaram o treinador da Seleção Brasileira a escolher o local. “A cidade tem um clima bucólico, ausência de poluição e os pontos estratégicos que interessam ao treinador podem ser feitos a pé. Os atletas encontrarão toda tranquilidade e o ambiente acolhedor que precisam. A cidade receberá nossos atletas de braços abertos e a população será a torcida especial deles nos Jogos Olímpicos Rio 2016”, complementou o prefeito.

Fonte: COB
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla