Ministério do Esporte Atletas participam de Campeonato Mundial de Ginástica na Turquia
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Atletas participam de Campeonato Mundial de Ginástica na Turquia

Foto: Divulgação/CBGFoto: Divulgação/CBGGrandes ginastas brasileiras desfilaram no tablado principal do Halkapinar Sport Hall, na segunda-feira (22.09), em Izmir, na Turquia, durante a abertura do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica. As ginastas da seleção brasileira individual Andressa Jardim, Angélica Kvieczynski e Natália Gáudio se apresentaram no primeiro dia com o arco, e no segundo, nas séries com a bola. Na competição serão escolhidas as ginastas que irão participar do Pan-Americano de Toronto, em 2015. 
 
No individual, a fase classificatória conta com quatro grupos, sendo que o Brasil faz parte do grupo D. Os primeiros aparelhos apresentados foram o arco e a bola. No primeiro dia, algumas atletas fizeram arco e outras, bola. Na terça-feira (23.09) elas inverteram. No caso das brasileiras, todas no arco, a mais bem colocada após essa primeira subdivisão foi Angélica, Kvieczynski com 15.725 pontos, seguida por Andressa, com 14.266, e por Natália, com 14.258.
 
Segundo Angélica, o mais importante foi a nota, que aumentou em relação à última edição da competição, em 2013, em Kiev, na Ucrânia. Na época, a paranaense conquistou 15.433 no aparelho. "Eu poderia ter ido melhor, mas tive uma falha que descontou um pouco da nota. É normal que isso aconteça no primeiro dia, porque tem aquele impacto. Acredito que na próxima vez que eu fizer essa série não vou errar, pois vou puxar para corrigir a falha de hoje”, afirmou.
 
Esta quarta-feira (24.09) foi reservada para as séries de maças e de fita. A seleção brasileira individual, com Andressa Jardim e Natália Gáudio, se apresentou na fita e arrancou aplausos do público presente. Nesta quinta (25), a partir das 8h (horário de Brasília), as duas ginastas farão as rotinas de maças, último aparelho na programação das brasileiras do individual. 
 
Ao som de Gas Gas, de Goran Bregovic, Andressa apresentou uma série animada e fez a torcida vibrar. O desempenho valeu 13.683 pontos. "Eu gostei de hoje, mas achei minha nota baixa em relação ao que apresentei. O mais legal foi que a plateia participou e aplaudiu. Isso me impulsionou", contou a atleta, que participa pela primeira vez de um mundial. Ela e Natália receberam da arquibancada o incentivo de Angélica Kvieczynski. 
 
Nas maças, Andressa deseja fazer ainda mais bonito e sair do tablado satisfeita com o que apresentou. "Espero cravar a minha série e fazer o meu melhor para que eu possa deixar uma boa impressão em todos os aparelhos. Nas maças tenho bastante facilidade, mas é uma série difícil de se executar", completou a jovem de 16 anos.
 
As provas do conjunto serão sábado e domingo (27 e 28.09). A comissão técnica optou por treinamentos executados da mesma forma que as meninas farão no mundial. "Nós simulamos o mais próximo possível do que será na realidade. Por exemplo, o tempo de treino que antecede a competição e a quantidade de repetições da coreografia que teremos para passar antes de entrar na quadra", contou Camila Ferezin. 
 
Outro fator bastante positivo foi a aclimatação na Bulgária, um dos países com maior tradição na modalidade. As brasileiras estiveram, lado a lado, com as donas da casa. "É maravilhoso. Elas têm uma escola única e trabalham muito bem a base” disse Camila, reforçando a importância dessa preparação. O conjunto composto por Beatriz Pomini, Eliane Sampaio, Francielly Pereira, Gabrielle Silva, Isadora Silva e Mayra Gmach chega a Izmir com o objetivo de se manter entre os melhores do mundo. Na edição de 2013 do Mundial, as brasileiras garantiram o 12º lugar no geral. 
 
Cleide Passos, com informações da CBG
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla