Ministério do Esporte Brasil comemora o Dia do Atleta Paraolímpico
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil comemora o Dia do Atleta Paraolímpico

Obras do Centro Paraolímpico Brasileiro, que está sendo construído em São Paulo (Foto: Paulino Menezes)Obras do Centro Paraolímpico Brasileiro, que está sendo construído em São Paulo (Foto: Paulino Menezes)Hoje, 22 de setembro, comemora-se no Brasil o Dia Nacional do Atleta Paraolímpico. O esporte adaptado brasileiro tem evoluído de forma consistente nos últimos anos, tendo alcançado o ápice nos Jogos Paraolímpicos de Londres, em 2012, quando o país conseguiu a sétima colocação no quadro de medalhas. No período dos Jogos de 2012, a Bandeira Nacional foi hasteada 43 vezes, e o Hino Nacional, executado 21 vezes. A meta é trabalhar e treinar pesado para alcançar o quinto lugar nas Paraolimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

Desde que foi praticado pela primeira vez, há 54 anos, na Itália, o esporte paraolímpico vem se consolidando cada vez mais. Em 2013, o Brasil comemorou o melhor ano pós-Jogos Paraolímpicos de todos os tempos: foram 78 medalhas em provas que compõem o programa dos Jogos Rio 2016.

Recursos e incentivos do governo federal, por meio do Ministério do Esporte, têm participação importante nessa evolução. As modalidades paraolímpicas contam atualmente com recursos de convênios com o ministério, além da verba da Lei Agnelo Piva. Em 2015, o esporte adaptado do Brasil ganhará o Centro Paraolímpico Brasileiro, localizado no Parque Estadual Fontes do Ipiranga, em São Paulo, que abrigará a reta final da preparação da delegação brasileira para os Jogos Rio 2016.

Cleide Passos
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla