Ministério do Esporte Brasil confirma realização de três Pan-Americanos de handebol em 2015
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil confirma realização de três Pan-Americanos de handebol em 2015

Participantes de todo o continente estiveram no congresso em Buenos Aires (Foto: Divulgação)Participantes de todo o continente estiveram no congresso em Buenos Aires (Foto: Divulgação)O Brasil terá uma agenda cheia ao receber importantes campeonatos internacionais de handebol no próximo ano. Além do Mundial Júnior Masculino, com sede no Rio Grande do Sul, que já havia sido confirmado, o país também será palco de outras três competições continentais: o Pan-Americano Júnior Masculino, classificatório para o Mundial, o Pan de Clubes Masculino e também o Feminino, competição inédita no calendário da Federação Pan-Americana, tendo em vista que a Federação Internacional demonstrou intenção de realizar o primeiro Mundial de Clubes Feminino em 2015.

As resoluções foram tomadas durante o congresso da Federação Pan-Americana, em Buenos Aires, na Argentina, este mês. "Conseguimos definir que traremos o Pan de Clubes Masculino mais uma vez e, como a IHF demonstrou a intenção de realizar o Mundial de Clubes Feminino, o Brasil já se adiantou e fez a proposta para receber o Pan Feminino. Confirmamos também a realização do Pan Júnior Masculino, que servirá como aquecimento para o Campeonato Mundial no Brasil. Nossa intenção é realizar o sorteio dos grupos do Mundial logo na sequência. Ainda estamos escolhendo o local que irá receber esse campeonato", declarou o presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Manoel Luiz Oliveira, que esteve presente no congresso. "Voltaremos a organizar Pan-Americanos e veremos a possibilidade de trazer outros eventos além desses", contou o dirigente.

Além dos campeonatos que serão disputados no Brasil, o calendário de 2015 contará ainda com o Pan-Americano Adulto Feminino em Havana, Cuba e o Pan-Americano Juvenil Masculino, em San Cristóbal, na Venezuela. Outra resolução que foi discutida no congresso foi a não necessidade de seleções que demonstrem um alto nível técnico, como é o caso do Brasil, participarem de campeonatos regionais ou continentais, como o Sul-Americano, para que obtenham, por consequência, a classificação para o Mundial. "Estava complicado para que os países tivessem recursos para disputar todas essas competições. A forma que melhor funciona, neste caso, é o tradicional acesso e decesso, como era feito anteriormente", disse Manoel.

O Brasil também confirmou que seguirá sendo representado nas competições continentais das categorias Cadete e Infantil pelo primeiro colocado do campeonato nacional, dando assim oportunidade para que as equipes se desenvolvam e façam intercâmbios internacionais. Caso o vencedor não se interesse em disputar os campeonatos, existe a possibilidade do país ser representado pela seleção da respectiva categoria de base.

Clique neste link para saber mais sobre a história, as curiosidades e as regras do handebol

Fonte: CBHb
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla