Ministério do Esporte Brasil conquista melhor resultado da história no Campeonato Pan-Americano de Taekwondo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil conquista melhor resultado da história no Campeonato Pan-Americano de Taekwondo

Fotos: DivulgaçãoFotos: DivulgaçãoO Campeonato Pan-Americano de Taekwondo, encerrado no último domingo (14.09), em Aguascalientes, no México, foi histórico para o Brasil. A Seleção Brasileira faturou oito medalhas — dois ouros, três pratas e três bronzes — e, com isso, obteve sua melhor participação na história do torneio.

Os resultados e os pontos conquistados no México serão fundamentais para os atletas na busca de um lugar nos Jogos Rio 2016, visto que o posicionamento no Ranking Olímpico será um dos critérios de classificação para os Jogos e estar no topo é garantia de uma vaga.  O Pan-Americano teve classificação G4. Com isso, o campeão arrecadou 40 pontos, o vice-campeão somou 24 pontos e o terceiro lugar garantiu 14 pontos no Ranking Mundial.

Com as medalhas conquistadas, o Brasil subiu ao pódio em terceiro lugar geral, logo depois do México, campeão, e Canadá, vice-campeão.  Em 2010, o Brasil conseguiu a mesma colocação geral, porém, naquele ano o evento não contou com algumas grandes potências como Estados Unidos, Cuba e República Dominicana, ao contrário da edição encerrada no domingo.

Além disso, o número de medalhas do Brasil duplicou em comparação aos pódios da edição de 2012, quando a Seleção Brasileira faturou quatro medalhas. Em 2010, o Brasil trouxe seis medalhas pan-americanas; em 2008 faturou quatro e em 2006 subiu seis vezes ao pódio.

Encerramento
O último dia de competição em Aguascalientes foi muito produtivo para o Brasil. Guilherme Felix (+87Kg) sagrou-se campeão, numa final disputada com o americano Stephen Lambdin, e faturou, assim, 40 pontos para o Ranking Mundial.  André Bilia, titular do peso -80Kg, também subiu ao pódio na segunda posição, após ter disputado a sua última luta com o atleta da casa, Rene Lizarraga.

O Campeonato Pan-Americano do México foi brilhante para a nossa Seleção do primeiro ao último dia. Na estreia, o Brasil subiu ao lugar mais alto lugar do pódio após Iris Sing ter conquistado o título de campeã pan-americana.  Julia Vasconcelos também foi medalhista na competição e sagrou-se vice-campeã, tal como aconteceu na edição de 2012. No segundo dia de evento, quatro brasileiros conquistaram medalhas: Lucas Ferreira (-87Kg) foi vice-campeão e Guilherme Dias (-58Kg), Ana Carolina Faria (-73Kg) e Josiane Oliveira  (-57Kg) levaram a medalha de bronze.

Dos atletas que subiram ao pódio no Campeonato Pan-Americano do México 2014, Guilherme Dias, Iris Tang Sing, Guilherme Cezario Felix e Julia Vasconcelos dos Santos recebem a Bolsa-Pódio do governo federal.  Já Andre Bilia de Oliveira, Lucas Ferreira de Oliveira, Josiane de Oliveira Lima e Ana Carolina Faria são beneficiados pelo Programa a Bolsa Atleta.

Os pódios do Brasil no Campeonato Pan-Americano do México 2014:

Categoria -46Kg feminino
1. Iris da Silva Tang Sing (BRA)
2. Yvette Yong (CAN)
3. Kelsey Junious (USA)
3. Ana Beatriz Olivan (MEX)

Categoria +87Kg masculino
1. Guilherme Cezario Felix (BRA)
2. Stephen Lambdin (USA)
3. Martin Sio (ARG)
3. Victor Feliz (DOM)

Categoria -62Kg feminino
1. Ashley Kraayeveld (CAN)
2. Julia Vasconcelos dos Santos (BRA)
3. Anel Vaitiare Felix (MEX)
3. Aniat Oquendo (PUR)

Categoria -80Kg masculino
1. Rene Lizarraga (MEX)
2. Andre Bilia de Oliveira (BRA)
3. Yair Medina (COL)
3. Sebastian Crismanich (ARG)

Categoria -87Kg masculino
1. Marc-Andre Begeron (CAN)
2. Lucas Ferreira de Oliveira (BRA)
3. Stuart Smit (ARU)
3. William Connick (USA)

Categoria -58Kg masculino
1. Luisito Pie (DOM)
2. Lucas Guzman (ARG)
3. Damian Villa (MEX)
3. Guilherme Dias Alves (BRA)

Categoria -57Kg feminino
1. Evelyn Gonda (CAN)
2. Jessica Chavez (MEX)
3. Josiane de Oliveira Lima (BRA)
3. Doris Patiño (COL)

Categoria -73Kg feminino
1. Jacqueline Galloway (USA)
2. Maria Del Rosario Espinoza (MEX)
3. Ana Carolina Faria (BRA)
3. Sandra Vanegas (COL)

Clique neste link para saber mais sobre a história, as curiosidades e as regras do taekwondo

Fonte: Confederação Brasileira de Taekwondo
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla