Ministério do Esporte Brasil estreia com dois barcos entre os dez melhores no Mundial de Vela da Espanha
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil estreia com dois barcos entre os dez melhores no Mundial de Vela da Espanha

Bruno Fontes teve um bom início no Mundial da Espanha (Foto: CBVela/Divulgação)Bruno Fontes teve um bom início no Mundial da Espanha (Foto: CBVela/Divulgação)O primeiro dia de regatas do Mundial da Federação Internacional de Vela (ISAF, em inglês), disputado em Santander, na Espanha, foi marcado por ventos bastante fracos. As primeiras classes a irem para a água nesta sexta-feira (12.09) foram a Laser Standard e Laser Radial. O Brasil foi representado por seis atletas, três homens e três mulheres, e colocou dois barcos entre os dez melhores. Bruno Fontes foi o melhor do dia, finalizando na quinta colocação geral, dentre 147 barcos da Standard. Scheidt foi nono colocado.

“Consegui fazer boas largadas, mesmo com o vento fraco, e briguei pela liderança na primeira regata inteira. Na segunda, acabei batendo na boia, mas consegui me recuperar e posso dizer que tive um dia bom. Estou muito contente com o resultado e agora preciso me manter focado para seguir fazendo boas médias. Terminar bem a fase classificatória vai ser importante para chegar bem à fase final”, disse Fontes. O catarinense somou um quarto lugar na primeira regata da série e um sétimo na segunda.

Já Robert Scheidt sofreu um pouco com o vento fraco na primeira regata, terminando em 13º. Na segunda, ele conseguiu se recuperar, terminando em segundo lugar. O bicampeão olímpico (ouro em Atlanta-1996 e Atenas-2004) soma 15 pontos perdidos, sete a menos que o australiano Tom Burton, segundo colocado. Alex Veeren vem em 50º, com um 28º e um 11º lugares. O líder é o guatemalteco Juan Ignacio Maegli Aguero, com um terceiro e um primeiro lugares.

Entre as mulheres, a melhor colocada é Odile Ginaid, na 37ª posição, com um 14º e um 26º lugares. Fernanda Decnop aparece em 41º, com um 33º e um 10º. A mascotinha do time, Tina Boabadi, de apenas 19 anos, não teve um dia bom e acabou em 112º, com um 49º e um 56º. A classe Radial tem 120 inscritas e a líder é a tcheca Veronika Kozelska Fenclova.

“Dei azar na primeira regata, com uma rondada de vento bem na hora da largada e acabei na 33ª colocação. Na segunda regata, cheguei a estar em terceiro, mas bati na boia e acabei na 10ª colocação. Apesar disso, consegui fazer tudo o que planejei e o campeonato está apenas começando, então sigo focada em dar o meu melhor a cada regata”, analisou Fernanda.

Devido ao grande número de inscritos, as classes foram divididas. Os homens têm três flotilhas (azul, vermelho e amarelo), enquanto as mulheres têm duas (azul e amarelo). Esta divisão seguirá assim até o sábado (13.09), quando serão definidas as flotilhas ouro, prata e bronze na Standard, e ouro e prata na Radial. Na próxima quinta-feira (18.09), apenas os dez melhores colocados das flotilhas ouro irão velejar, na disputa da medal race.

Clique neste link para conferir os resultados completos de cada regata e o acumulado

Classe RS:X estreia neste sábado
Conforme o calendário de regatas, neste sábado será a vez da classe RS:X fazer a sua estreia. O Brasil terá quatro representantes: Ricardo “Bimba” Winicki e Albert Carvalho na masculina, e Patrícia Freitas e Bruna Martinelli na feminina. Bimba é o líder do ranking mundial, enquanto Patrícia é a 14ª.

“Quero terminar o campeonato entre os cinco primeiros, então o objetivo é fazer boas regatas nos dois primeiros dias e deixar os descartes para a fase final”, adiantou Bimba.

A previsão é de que as largadas de RS:X, Radial e Standard sejam dadas às 13h (8h, horário de Brasília). Quem quiser, poderá acompanhar as regatas ao vivo através do blog da ISAF. Além disso, durante as regatas finais, será possível acompanhar os barcos através de tracking 2D e 3D e torcer para a equipe brasileira.

Em todo ciclo olímpico, a Federação Internacional promove um evento mundial, que visa definir parte das vagas dos Jogos. Em 2007, ele foi realizado em Cascais, Portugal, e, em 2011, em Perth, na Austrália. Para este ciclo, a ideia foi adiantar o evento em um ano, dando mais tempo para que cada nação possa definir e treinar os seus representantes.

Entre esta sexta-feira (12.09) e o próximo dia 21, mais de 900 barcos, de 84 países, participarão do Campeonato Mundial de Vela. A competição, primeiro evento classificatório do esporte para os Jogos Rio 2016, colocará em jogo 138 vagas para o evento no Brasil, mais da metade do total destinado à vela na competição.

Os brasileiros no Mundial da Espanha:

Laser
>> Robert Sheidt
>> Bruno Fontes
>> Alex Veeren

 Radial
>> Fernanda Decnop
>> Odile Gnaid
>> Maria Cristina Boabaid

Finn
>> Jorge Zarif

RSX M
>> Ricardo Santos
>> Albert Carvalho
>> Gabriel Bastos

RSX W
>> Patricia Freitas
>> Bruna Martinelli

470 W
>> Fernanda Oliveira e Ana Barbachan
>> Renata Decnop e Isabel Swan

470 M
>> Henrique Haddad e Bruno Bethlem
>> Geison Mendes e Gustavo Thiessen
>> Tiago Brito e Andrei Kneipp

49er
>> Dante Bianchi e Thomas Lowbeer
>> Marco Grael e Gabriel Borges

FX
>> Martine Grael e Kahena Kunze
>> Juliana Senfft e Gabriela Nicolino

Nacra
>> Samuel Albrecht e Geórgia Rodrigues

A delegação brasileira disputa o Mundial da ISAF com o apoio da CBVela, do COB e do Ministério do Esporte. A CBVela tem patrocínio oficial do Bradesco, apoio da Lei de Incentivo ao Esporte e conta com a Slam como fornecedora oficial.

Entre os atletas que disputam o Mundial na Espanha, Robert Scheidt, Ricardo Santos, Fernanda Oliveira, Bruno Fontes, Ana Barbachan, Martine Grael, Kahena Kunze, Patricia Freitas, Renata Decnop e Isabel Swan são beneficiados pela Bolsa-Pódio, do governo federal.

Clique neste link para saber mais sobre a história, as curiosidades e as regras da vela

Fonte: Rio 2016 e Confederação Brasileira de Vela
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla