Ministério do Esporte Começam as disputas das modalidades coletivas nos Jogos Escolares da Juventude, em Londrina (PR)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Começam as disputas das modalidades coletivas nos Jogos Escolares da Juventude, em Londrina (PR)

O handebol é um dos esportes coletivos que inicia as disputas nos Jogos Escolares (Foto: COB/Divulgação)O handebol é um dos esportes coletivos que inicia as disputas nos Jogos Escolares (Foto: COB/Divulgação)As competições das modalidades coletivas dos Jogos Escolares da Juventude, em Londrina (PR), começaram nesta terça-feira (09.09). Alunos de todo o país disputam jogos de basquete, futsal, handebol e vôlei. As disputas das modalidades individuais se encerraram no domingo (07.09), quando foram registrados 11 recordes na natação e outros quatro no atletismo. Também se definiram os campeões nacionais de badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, tênis de mesa e xadrez.

Na natação, paranaenses e cariocas foram os responsáveis por quase todos os novos resultados. A atleta do Paraná Rafaela Raurich destacou-se como a maior colecionadora de novos índices. Ela baixou a marca nas provas de 100m livre, 200m livre e 400m livre, além de ajudar a equipe do estado na marca do revezamento 4 x 50m livre e 4 x 50m medley. Do lado masculino, Francisco Coutinho, do Rio de Janeiro, fez a melhor marca nos 100m peito e nos 50m peito.

Os Jogos de Londrina fizeram história com quatro novos recordes no atletismo. Entre as mulheres, Heloisa Dias (SC), no salto em distância, atingiu a marca de 5,44m, enquanto Kauane Piovesan (MT), no lançamento de dardo, chegou a 44,55m. Nas provas masculinas, Bruno Silva (SP) fez o melhor tempo nos 250m e Vitor Motim (PR) arremessou o disco mais longe que todos os atletas que já passaram pela prova, com a marca de 55,8m.

Santa Catarina dominou a única modalidade exclusivamente feminina dos Jogos: a ginástica rítmica. As atletas do Sul ficaram com o ouro na disputa por equipes e com o ouro e a prata nos aparelhos bola e fita e, ainda, no individual geral. A ginasta Mariany Miyamoto volta para casa com quatro ouros e a conterrânea Alessandra Santos conquistou três medalhas de prata e uma de ouro.

O domingo (07.09) foi marcado pela prova de estrada individual em circuito, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina. No naipe masculino, paranaenses e amazonenses dominaram o pódio. Francisco Silva Neto (PR) ficou com o ouro. A prata foi para Jonas Brandão (AM) e o bronze para Vinícius Gussolli (PR). Na prova feminina, Vitória Claudino (SC) ficou em primeiro, Ana Nazeozeno (TO) em segundo e Ana Vieira (SP) em terceiro.

Os piauienses confirmaram o favoritismo no badminton e levaram para casa quatro das cinco medalhas de ouro em disputa. O resultado é a comprovação de que o projeto Novos Talentos do Badminton do Piauí, da Federação de Badminton do estado, está no caminho certo. Destaque para os atletas Fabrício Farias e Jaqueline Lima, que ganharam o ouro na dupla mista e na dupla por gêneros. Na chave de simples, ouro para ela e prata para ele.

Na disputa pela melhor equipe de judô, paulistas e gaúchas foram os medalhistas de ouro. A disputa classificou, ainda, no feminino, o Distrito Federal em segundo lugar e Paraná e São Paulo dividindo o terceiro. No masculino, a prata ficou com os atletas do Mato Grosso do Sul e o bronze para Paraná e Amazonas.

O último dia da luta olímpica também foi dedicado à competição por equipes. Amazonas garantiu a medalha de ouro ao superar São Paulo. O bronze foi para as equipes do Rio Grande do Norte e do Rio de Janeiro. A luta integra o programa dos Jogos Escolares da Juventude desde 2012, quando a equipe amazonense também ficou com a medalha dourada.

No tênis de mesa, o domingo foi dia de premiar os talentos individuais. Jogando em casa, Daniela Yano, representante de Londrina, deixou as adversárias para trás e assegurou o lugar mais alto do pódio, vencendo a paranaense Jully Nagao na final. No masculino, a disputa pelo ouro foi entre Enzo Nakashima (SC) e Gustavo Miura (PR). Ao final, o catarinense obteve o melhor resultado.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com apoio da Prefeitura de Londrina e patrocínio máster da Coca-Cola.

Cleide Passos, com informações do Comitê Olímpico do Brasil (COB)
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla