Ministério do Esporte Jogos Escolares da Juventude começam a movimentar cidade paranaense de Londrina
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Jogos Escolares da Juventude começam a movimentar cidade paranaense de Londrina

Os alunos se preparam para o início das disputas nos Jogos Escolares da Juventude (Foto: Alexandre Loureiro/Inovafoto/COB)Os alunos se preparam para o início das disputas nos Jogos Escolares da Juventude (Foto: Alexandre Loureiro/Inovafoto/COB)A cidade de Londrina, no Paraná, dará a largada, na noite de quarta-feira (04.09), a partir das 18h, no Ginásio de Esporte do Moringão, aos Jogos Escolares da Juventude. A competição reúne, até o próximo dia (13.09), cerca de quatro mil estudantes de todos os estados do país, com idade entre 12 e 14 anos, na disputa de 13 modalidades esportivas.

O evento já muda a rotina dos moradores de Londrina desde segunda-feira (01.09), com a chegada das primeiras delegações na cidade. Os estudantes, das redes pública e privada de ensino, começarão a disputar as provas, na próxima quinta-feira (05.09). Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, em parceria com o Ministério do Esporte e a Prefeitura de Londrina.

Os jogos têm como objetivo contribuir com a inserção de jovens no meio social por meio do esporte, além do incentivo à prática esportiva nas escolas, uma vez que a cada dia a competição se consolida como grande reveladora de potenciais atletas para o alto rendimento. Dos 97 atletas brasileiros que participaram dos Jogos Olímpicos da Juventude 2014, em Nanquim, na China, 54 jovens passaram pelos Jogos Escolares, como o destaque da natação brasileira Matheus Santana.

A competição também contará com a presença de grandes nomes do esporte olímpico nacional. Natália Falavigna (bronze em Pequim 2008, no taekwondo), Vanderlei Cordeiro (bronze em Atenas 2004, na maratona), Carlos Honorato (prata em Sydney 2000, no judô) e Elisângela Oliveira (bronze em Sydney, no vôlei) se juntam a mais nove atletas olímpicos ou pan-americanos que terão a missão de transmitir suas experiências aos estudantes que participarão da competição.  

Além deles, Guilherme Kumasaka (badminton), Josuel Santos (basquete), Luciano Pagliarini (ciclismo), Franklin Roosevelt (futsal), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Deborah Hannan (handebol), Fabiola Molina (natação), Antoine Jaoude (lutas) e Hugo Hoyama (tênis de mesa) também passarão por Londrina. Eles contribuirão para a formação dos alunos/atletas dentro e fora da competição, com palestras, atividades culturais, presença no local da competição da respectiva modalidade, entre outras ações.

Foto: Alexandre Loureiro/Inovafoto/COBFoto: Alexandre Loureiro/Inovafoto/COB

“Os Jogos Escolares da Juventude promovem uma integração entre jovens de várias idades e classes sociais, o que mostra que nesse ambiente o preconceito não tem vez, principalmente pelo fato de os jogos se tornarem um espaço democrático, em que as pessoas aprendem com as diferenças”, afirmou o diretor-geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner.

Cleide Passos
Ascom – Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla