Ministério do Esporte Touros batem o campeão brasileiro no Super 10 de rúgbi, em Curitiba
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Touros batem o campeão brasileiro no Super 10 de rúgbi, em Curitiba

Foto: Rodrigo BelléFoto: Rodrigo Bellé

Fim de semana de muita emoção em Curitiba, durante a quarta rodada do Super 10, o Campeonato Brasileiro de Rugby XV. Sob a forte chuva que caiu no sábado (16.08), durante disputa no campo da Secretaria de Esporte do Paraná, os Touros – como é conhecido o Curitiba Rugby Clube (CRC) – campeões estaduais, venceram o São Paulo Athletic Club, atual campeão brasileiro e até então líder do Campeonato, por 27 a 0.

Com esse resultado, o Curitiba Rugby Clube subiu para o segundo lugar na tabela, seguido pelos gaúchos, do Farrapos. Em primeiro lugar da classificação está o São José, de São José dos Campos.

Além da autoconfiança adquirida com treinamento pesado, o ponto forte do Curitiba Rugby este ano é a incrível defesa que não deixou que os adversários marcassem nenhum try (pontuação máxima de cinco pontos) em quatro partidas, ou seja, em 320 minutos.

No próximo sábado (23.08), o CRC enfrenta o Bandeirantes, que vêm de três derrotas, em São Paulo. Depois será a vez de os Touros jogarem em casa, contra os gaúchos do Farrapos, no dia 6 de setembro. Serão mais cinco rodadas antes das semifinais.

Brasileirão de rúgbi - Conhecido como Super 10, participam do Brasileirão os 10 melhores times do Brasil. Cinco são de São Paulo: Bandeirantes, São Paulo Atlético Clube, Pasteur, São José e Rio Branco. O Paraná é representado pelo  Touros, do Curitiba Rugby. Os demais são Desterro, de Santa Catarina, Farrapos, do Rio Grande do Sul, e Armstrong Dragons, do Rio Grande do Norte.

Conhecendo a modalidade - O  Rugby XV é a categoria em que  jogam 15 jogadores de cada equipe em dois tempos de 40 minutos, diferentemente da modalidade olímpica, em que sete jogadores de cada equipe em campo disputam dois tempos de sete minutos. O try é a pontuação máxima no rúgbi, equivalente a cinco pontos, marcada quando o adversário consegue tocar o solo com a bola após a linha de fundo, e vale para as duas categorias.

Inclusão e esporte de base no Curitiba - A maior meta dos Touros, que têm mais de 30 anos de história, é conquistar a taça de campeões brasileiros, e parece que agora estão no caminho certo. O clube investe nas categorias de base e criou, há seis anos, um projeto social que hoje atende mais de 600 crianças de escolas públicas de Curitiba em contraturno escolar.

No projeto Vivendo o Rugby (VOR), as crianças aprendem os valores do esporte, suas regras e têm oportunidade de se destacar e vir a integrar as equipes oficiais do clube. Vários atletas que chegaram ao Curitiba por meio do seu projeto social já estão jogando nas seleções  brasileiras de base, masculina e feminina.

Carla Belizária, com informações do Curitiba Rugby Clube
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla