Ministério do Esporte Dupla Martine Grael e Kahena Kunze ganha ouro em evento-teste de vela no Rio
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Dupla Martine Grael e Kahena Kunze ganha ouro em evento-teste de vela no Rio

Foto: Leonardo DallaFoto: Leonardo DallaA sexta-feira (08.08) trouxe ouro para o Brasil no penúltimo dia de competições do evento-teste para os Jogos Rio 2016, a Regata Internacional de Vela. Em dia decisivo para os irmãos Grael. Com o suporte do pai Torben, líder do time brasileiro de vela e bicampeão olímpico (além de outras três medalhas nos Jogos), Martine competiu com a parceira Kahena Kunze e garantiu o ouro na classe 49er FX, enquanto Marco Grael ficou na 8ª posição na 49er. Jorge Zariff chegou perto do pódio, mas fechou em 4º lugar na classe Finn. Na mista Nacra 17, Samuel Albrecht ficou em 13º e Clinio de Freitas em 16º.

Com céu limpo e poucas ondas, o dia foi bom para as competições. Parceira de Martinee, Kahena Kunze comentou como foi disputar o evento-teste em casa. Na primeira fase do dia, elas saíram na frente, mas perderam posição. Já na segunda, a dupla queimou a largada, mas conseguiu recuperar e garantir o pódio. “Entramos na água sabendo que poderíamos ganhar ou perder, mas mantivemos a cabeça firme e forte e conseguimos nos manter campeãs”, afirmou Kunze.

A dupla segue na liderança na categoria 49er FX e espera repetir a dose daqui a dois anos.  “Ganhar em casa é sempre bom. A torcida dos pais, da família e dos amigos são sempre motivadoras. Vamos continuar com o trabalho que fizemos sempre, porque, além de tudo, somos amigas. Então, além de uma profissão, é muito bom estar na água com uma amiga”, comentou Kahena.

Martine também elogiou o apoio e trabalho em equipe. “Como dupla, não conseguimos fazer nada sem a outra. Nós duas temos funções muito importantes quando estamos juntas e esta é uma vitória conseguida por nós”, disse a atleta que analisou, ainda, a regata. “Não havia porque ficar ansiosa. Entramos na água pensando que era mais uma competição. Ganhar na Baía de Guanabara dá um gosto especial, porque eu velejo aqui há bastante tempo”, completou. Sobre o sonho olímpico de 2016, Martine disse que já deu para sentir um pouco do desafio que enfrentará. “O sonho olímpico ainda está longe, mas já deu para ter um gostinho de como vai ser”.

Dento e fora da água, os irmãos Grael contaram com o total apoio do pai Torben. “As condições da água estão melhores do que o normal. O sentimento de ver a Martine campeã é muito bom e um orgulho termos o Brasil no pódio”, afirmou. Sobre a expectativa para o último dia de evento, o líder segue otimista. “Infelizmente na (classe) Finn o Jorge ficou em quarto lugar, mas estamos disputando medalhas nas (categorias) 470 e Laser. Então ainda temos chance de pódio”, comentou Torben Grael, ouro em 2004, em Atenas; ouro em 1996, em Atlanta; bronze nos Jogos Olímpicos de 1988, em Seul; bronze nos Jogos de 2000, em Sydney; e prata em 1984, em Los Angeles.

O bicampeão olímpico aproveitou, também, para avaliar o evento-teste e comentar sobre o treinamento. “O evento segue muito bem. A nossa percepção é boa e tanto o público quanto a organização têm elogiado. Agora é continuar fazendo o trabalho que já temos feito e melhorar cada vez mais as condições para os velejadores treinarem e garantirem um bom trabalho”, disse.

Na categoria em que Marcos Grael competiu, a 49er, o ouro ficou para Peter Burling e Blair Tuke, da Nova Zelândia. Os australianos Nathan Outteridge e Iain Jensen garantiram a prata, enquanto os britânicos Dylan Fletcher e Alain Sign faturaram o bronze. Na categoria das campeãs brasileiras, a 49er FX, a prata foi para a Nova Zelândia, com Alexandra Maloney e Molly Meech. Já o bronze foi para a Holanda com Annemiek Bekkering e Annette Duelz. Na Finn, deu ouro e bronze para a Grã-Bretanha, com Giles Scott e Edward Wright, respectivamente. O francês Jonathan Lobert ficou com a prata.

Leonardo Dalla – Portal Brasil 2016, do Rio de Janeiro
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla