Ministério do Esporte Centro de Excelência em Saltos Ornamentais recebe treinamento com foco em 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Centro de Excelência em Saltos Ornamentais recebe treinamento com foco em 2016

Quando o mexicano Chava Sobrino chegou à Austrália, em 1995, com o objetivo de treinar atletas de saltos ornamentais para a edição dos Jogos Olímpicos de Sydney 2000, o cenário que encontrou no país não foi dos mais animadores. “A última medalha olímpica deles tinha sido em Paris 1924, com o ouro de Richmond Eve. Então, a mentalidade dos atletas, técnicos e dirigentes era de que não poderiam mais ganhar medalhas. No máximo chegariam às finais”, recorda o treinador, considerado um dos melhores do mundo.

No entanto, com muito treino, apoio e confiança, a Austrália acabou tornando-se uma das potências mundiais nos saltos ornamentais, subindo ao pódio dos Jogos em todas as edições desde o ano 2000. “Agora temos mentalidade de campeão e até certa pressão para que ganhemos medalhas em todas as edições”, ressalta Chava, que ainda está à frente do time australiano.

Foto: Paulino Menezes/MEFoto: Paulino Menezes/ME

Nesta semana, o técnico ministra o primeiro treinamento coletivo para a Seleção Brasileira da modalidade com foco em 2016. As atividades foram iniciadas nesta quinta-feira (07.08), no Centro de Excelência em Saltos Ornamentais, inaugurado na Universidade de Brasília (UnB) no último mês de março.

O local integra a Rede Nacional de Treinamento – um dos maiores legados que estão sendo espalhados por todo o país graças à realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro – e contou com um financiamento de R$ 800 mil do Ministério do Esporte para a estrutura do espaço, a compra de equipamentos e a contratação de profissionais.

Além disso, o Ministério tem convênio firmado com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para a realização de clínicas para treinadores de todas as modalidades aquáticas. Assim, além dos treinos com os atletas, a semana de trabalhos na UnB abriga também o Curso para Treinador de Alto Nível de Saltos Ornamentais, comandado pelo mexicano e com palestras do técnico brasileiro e coordenador do Centro, Ricardo Moreira, da psicóloga Paloma Vaz e do fisioterapeuta Pedro Ivo.

“Nosso objetivo é trazer os modernos métodos de treinamento para que os atletas de alto nível possam atingir sua melhor performance”, expõe Ricardo Moreira. “Os cursos fazem parte do projeto do Centro de Excelência. Já tivemos um curso de formação de técnicos e, agora, estamos realizando o de alto nível. Daqui a dois meses, faremos um de arbitragem”, acrescenta.

Renovação
O gerente de saltos ornamentais da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Eduardo Falcão, aponta a importância do centro e dos cursos para o desenvolvimento da modalidade no país. “Estamos passando por uma nova fase. Temos que fazer uma mudança radical nos saltos ornamentais para que a modalidade possa sobreviver após 2016. Vocês são a renovação”, afirma o dirigente, dirigindo-se aos atletas que integram a equipe de base que vem sendo treinada no local.

“Temos várias ações sendo realizadas e que convergem em 2016. Se fizermos um projeto estruturado, ele vai crescer e se fortalecer, apoiando a base, os técnicos e os árbitros”, aponta Ângelo de Bortoli Filho, responsável técnico pelos esportes aquáticos no Ministério do Esporte.

Para Giovani Casilo, responsável por trazer a modalidade para a capital, o projeto do Centro de Excelência permitirá que os saltos ornamentais ganhem uma força inédita na cidade e no país. “Sou um cara felizardo. Depois de 41 anos de trabalho em Brasília, vejo um sonho antigo sendo realizado por meio do Ricardo, que foi meu aluno”, comemora. “O trabalho agora é fundamentado, com apoio e a formação de profissionais de gabarito. Isso para mim é uma felicidade. Posso pensar em me aposentar sossegado, sabendo que a modalidade vai melhorar muito mais.”

Campeão dos Jogos Sul-Americanos de Santiago, em março, e atleta em três edições olímpicas (Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012), o brasiliense Hugo Parisi também alimenta grandes expectativas em relação às atividades na Universidade de Brasília (UnB). “Quanto mais fomentarmos essa preparação de novos atletas, melhor vai ser para o Brasil. Espero que esses cursos façam com que todos dos saltos ornamentais caminhem na mesma direção, pensando em 2016 e no legado dessa preparação, que são atletas cada vez melhores para as próximas Olimpíadas”, comenta.

Em repouso devido a uma lesão no calcanhar direito, e em descanso durante seu período de férias, que deve acabar em cerca de 15 dias, Hugo, ainda assim, acompanha de perto as atividades da semana especial e espera aproveitar as lições que ouvirá de Chava Sobrino. “Temos que prestar muita atenção no que ele vai falar e nas dicas que ele vai dar durante o treino. Às vezes, há uma diferença mínima para conseguirmos passar de uma nota 7 para uma 9,5. No alto nível, cada vez mais, os menores detalhes fazem diferença”, aponta.
 

Confira a estrutura do Centro de Saltos Ornamentais em Brasília:



 

Ana Cláudia Felizola, Portal Brasil 2016
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla