Ministério do Esporte Começa a entrega dos equipamentos de ginástica adquiridos na parceria do Ministério do Esporte com a Confederação
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Começa a entrega dos equipamentos de ginástica adquiridos na parceria do Ministério do Esporte com a Confederação

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Carretas com 25 contêineres carregados com equipamentos de ginástica artística, rítmica e de trampolim já começaram a sair do porto de Vitória, no Espírito Santo, a caminho das primeiras cidades que receberão os kits. Nesta semana, a entrega foi programada para São Bernardo do Campo (SP), Contagem (MG), Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS).

Pelo cronograma da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), além de Vitória, as cidades que receberão os equipamentos a partir da próxima semana são Macaíba (RN), Curitiba (PR), Blumenau (SC) e Brasília (DF). Mais distantes, Manaus (AM) e Belém (PA) têm previsão para chegada de carretas em fim de agosto. Aracaju (SE) e Rio de Janeiro (RJ) ainda terão a data definida.

Rio de Janeiro e Curitiba recebem aparelhos de ginástica artística feminina (solo, salto sobre a mesa, barras paralelas assimétricas e trave); Porto Alegre, Natal, Belém, Brasília, Aracaju e Curitiba, de ginástica artística feminina e masculina. Dos equipamentos de ginástica rítmica (exclusivamente feminina), um kit fica em Vitória e outros seguem para Aracaju, Blumenau, Manaus e Brasília. Os equipamentos do trampolim vão para Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Goiânia.

Exceto São Bernardo e Aracaju, os demais locais escolhidos são centros regionais de treinamento em 12 Estados e no Distrito Federal.

A compra desses equipamentos foi feita com recursos do convênio de R$ 7,3 milhões firmado na virada de 2010 para 2011 entre o Ministério do Esporte e a CBG. O lote fornecido agora em 2014 equivale a mais do que toda a importação de equipamentos de ginástica feita pelo Brasil em 41 anos.

Ricardo Leyser, do Ministério do Esporte, explica que essa parceria é decorrente do fato de o Brasil ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o que levou à decisão de equipar as modalidades para garantir que os atletas, de ponta e da base, tenham a melhor estrutura para treinar e competir em solo brasileiro. “A ginástica está recebendo mais de mil itens de aparelhagem nova, moderna e suficiente para formar novos talentos nos estados e garantir melhores condições de preparação aos atletas da seleção brasileira das três modalidades, sejam eles da equipe feminina ou da masculina”, disse.

Dos mais de mil itens, 300 são da ginástica artística, 92 são da trampolim e 618 são da rítmica. Muitos aparelhos, assim como colchões, são comuns às três modalidades.

CT nacional da equipe masculina
Em São Bernardo do Campo, o local que recebeu os novos materiais é o ginásio construído pela prefeitura para ser o centro de treinamento nacional da ginástica artística masculina. O CT fica no mesmo terreno do antigo clube da Volkswagen onde a prefeitura, em parceria com o governo federal, construiu a Arena Caixa – Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra, inaugurado em março deste ano. Ainda naquela área foi construído o Centro de Desenvolvimento do Handebol Brasileiro, que será inaugurado neste semestre.

Os novos equipamentos da ginástica artística masculina entregues em São Bernardo no dia 28 de julho são aparelhos de solo e de salto sobre a mesa, barras fixas e paralelas, argolas e cavalo com alças.

Tipos de itens comprados
Entre os itens adquiridos com recursos do convênio constam tablados, argolas, barras paralelas, traves, camas elásticas, conjuntos de colchões, paralelas assimétricas, mesa de salto, barra fixa, trampolim, cavalo com alças, pista acrobática, duplo mini (trampolim), pistas acrobáticas, conjunto de molas, telas para cama elástica, fitas, piso elástico, pares de maças, arcos, bolas, cordas, estiletes, tapetes, potes de magnésio, colchões, espaldares de madeira e banco sueco de madeira.

Materiais empacotados na Alemanha e enviados ao Brasil estão sendo entregues aos centros de treinamento nos estados (Foto: Divulgação)Materiais empacotados na Alemanha e enviados ao Brasil estão sendo entregues aos centros de treinamento nos estados (Foto: Divulgação)


Denise Mirás
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla