Ministério do Esporte No Mundial de tiro esportivo, Brasil assegura vaga nos Jogos Paraolímpicos do Rio 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

No Mundial de tiro esportivo, Brasil assegura vaga nos Jogos Paraolímpicos do Rio 2016

Debora Campos durante a disputa do Mundial de Tiro Esportivo em Suhl, Alemanha (Foto: Graziella Batista/CPB/MPix)Debora Campos durante a disputa do Mundial de Tiro Esportivo em Suhl, Alemanha (Foto: Graziella Batista/CPB/MPix)O Brasil garantiu nesta quarta-feira (23.07) uma vaga no tiro esportivo para os Jogos Paraolímpicos do Rio 2016. O feito foi alcançado pela atleta Debora Campos durante a disputa do Mundial Paraolímpico da modalidade, que ocorre na cidade de Suhl, Alemanha, e que se estende até o próximo sábado (26).

Carioca radicada em Curitiba, Debora disputou a prova P3, Pistola Sport – 25m Misto, na terça-feira (22). A brasileira ficou na terceira colocação entre as mulheres e não havia assegurado um lugar nos Jogos, já que a disciplina oferece apenas duas vagas para o gênero.

Contudo, a atleta húngara Krisztina David, que ficou a sua frente, já havia ratificado a classificação em outro evento (P2, Pistola de Ar – 10m). No tiro esportivo paraolímpico, o atleta precisa obter a vaga em apenas uma prova. Depois disso, fica habilitado a competir em todas as disciplinas para as quais tiver o MQS (índice mínimo qualificatório) estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC). Desta maneira, Debora herdou o direito da rival europeia de competir no Rio 2016.

De acordo com as regras do IPC, as vagas conquistadas nos Jogos para o tiro esportivo são para o país, não para a própria atleta. Desta forma, o CPB definirá com base em critérios técnicos quem será o representante.  A data-limite para o anúncio é 25 de março de 2016.

Anteriormente, o único brasileiro a ter ido aos Jogos Paraolímpicos no tiro esportivo havia sido Carlos Garletti. Ele disputou as edições de Pequim 2008 e Londres 2012, ambas nas provas da carabina.

A notícia foi confirmada durante a madrugada e contagiou o grupo brasileiro. Debora Campos ressalta que a sua meta era atingir o índice mínimo qualificatório para a prova. A vaga para os Jogos do Rio 2016 foi o complemento. “A minha meta eu já tinha alcançado. Foi a minha melhor pontuação dentro de competições paraolímpicas. Agora, o foco muda, porque eu tinha um bom tempo para conseguir a vaga. E agora vou ter um bom tempo para me preparar. Quero mostrar para todos que eu tenho competência para estar na disputa”, afirmou.

Para o coordenador técnico do tiro esportivo e treinador de pistola do CPB, Fernando Cardoso, a conquista ajudará os brasileiros da Seleção na busca por novas vagas para o Rio de Janeiro. “Estamos treinando para isso. Teremos quatro oportunidades para conseguir as vagas e, logo na primeira, ela veio. Isso motiva ainda mais os outros e serve de exemplo”, disse. Os atletas ainda terão competições até 2015 para obterem vagas.

Fonte: CPB
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla