Ministério do Esporte Com estágios internacionais, ciclismo BMX se prepara para conquistas em 2014
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Com estágios internacionais, ciclismo BMX se prepara para conquistas em 2014

A equipe brasileira de ciclismo BMX se destacou no início de 2014 ao conquistar medalhas no Internacional de Quito, no Equador, e no Sul-Americano, disputado em Santiago, no Chile. A modalidade desponta como forte candidata da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) a obter mais resultados neste ano.

(Foto: COB/Divulgação)(Foto: COB/Divulgação)

Com a disputa de três etapas da Copa do Mundo de Ciclismo ainda no primeiro semestre de 2014, sendo a primeira em Manchester, na Inglaterra, na sexta-feira e sábado (18 e 19.04), além do Mundial que será disputado em Roterdã, na Holanda, no mês de julho, a preparação da equipe nacional foi intensificada com um período de treinamentos no Brasil, seguido de intercâmbios nos Estados Unidos e na Suíça, no Centro Mundial da UCI (União Internacional de Ciclismo).

“Nos Estados Unidos nossos atletas participam de competições de alto nível, o que oferece as condições para que eles melhorem o desempenho”, explica Francisco Cusco, do departamento de alto rendimento da CBC. “A preparação que é feita nos Estados Unidos é mais interessante pelo nível dos competidores que encontramos”, completa.

O BMX é uma das modalidades que faz parte do Plano Brasil Medalhas e tem dois atletas contemplados com a Bolsa-Atleta Pódio, do Ministério do Esporte, Thaynara Morosini e Renato Rezende. A atleta tem como próximo passo em sua preparação um intercâmbio no Centro Mundial da UCI, enquanto Rezende, medalhista de ouro no Sul-Americano de Santiago, treina nos Estados Unidos. “O Renato é um dos atletas mais maduros que temos no BMX e conta com as melhores condições para trazer bons resultados. Ele já fez duas finais em Copas do Mundo na temporada passada e esperamos que isso se repita agora em 2014, também com briga por pódios”, explica Cusco.


Também como parte do Plano Brasil Medalhas, o ciclismo BMX terá em Londrina, no Paraná, a construção de uma pista de nível internacional, com aérea de apoio aos atletas. A pista está em processo de licitação e será entregue neste ano. “Nossa intenção é utilizar a estrutura de Londrina para realizar períodos de preparação para os atletas e sediar competições internacionais no local”, acrescenta o diretor técnico.

Para o presidente da CBC, José Luiz Vasconcellos, toda a experiência internacional visa à evolução dos atletas. “Para este ano ainda teremos os Jogos Pan-Americanos da modalidade, sendo uma das competições mais importantes para nós. Essa preparação visa à obtenção de resultados importantes no ano, como forma de fortalecer o ciclismo neste ciclo olímpico”, afirma.

Estrada, Pista e Ciclismo de Montanha
As outras modalidades do ciclismo também estão em fase de preparação para etapas da Copa do Mundo e para o Pan-Americano neste ano. Os atletas do ciclismo de pista fazem um período de treinamentos em Maringá, no Paraná, e seguirão para o Centro Mundial da UCI em maio. O ciclismo de estrada se prepara com provas no Brasil, com a participação de atletas estrangeiros. Depois de terminada a Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul no último dia 13, o próximo evento será a Volta Ciclística Internacional do Paraná, entre os dias 23 e 27 de abril. A principal competição do ciclismo de estrada em 2014 será o Mundial em setembro, na Espanha.

O ciclismo de montanha também tem a maior parte de sua preparação feita no Brasil e visa à participação nas etapas de Copa do Mundo e no Pan-Americano.

João Victor Moretti, especial para o Ministério do Esporte
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla