Ministério do Esporte Nos traços de Maurício de Sousa, craques do futebol nacional são eternizados para promover o esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Nos traços de Maurício de Sousa, craques do futebol nacional são eternizados para promover o esporte

O futebol é um dos patrimônios culturais do Brasil. O encanto e a magia do esporte nos campinhos de terra espalhados pelo país foram eternizados pelos traços do desenhista Maurício de Sousa nas páginas das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. Sempre conectados a temas da atualidade, os gibis têm o papel de divulgar o futebol para as crianças brasileiras e proporcionar às novas gerações a oportunidade de ter um contato com craques do passado, com o personagem Pelezinho – em referência ao rei Pelé – e do presente, com o Ronaldinho Gaúcho e Neymar Jr.

Durante palestra na Academia Paulista de Letras (APL) sobre os grandes eventos esportivos no Brasil, em São Paulo, na última semana, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, recebeu de Maurício de Sousa uma coleção de gibis com os personagens ligados à modalidade. “O futebol, no Brasil, é muito mais do que um esporte. É a primeira plataforma de promoção social dos jovens pobres e negros. Um espaço democrático, que desperta a paixão do povo brasileiro”, ressalta Aldo Rebelo.

Em ano de Copa do Mundo no Brasil, nada mais simbólico do que unir a paixão nacional pelo futebol e pelos quadrinhos em obras para o público infantil. Nos gibis de Maurício de Sousa, as grandes estrelas do futebol mundial Pelé, Ronaldinho Gaúcho e Neymar Jr. viraram crianças, transmitindo mensagens positivas para os novos leitores por meio de histórias engraçadas vivenciadas com família e amigos dos personagens.

O futebol entrou nas páginas Maurício de Sousa em 1976, com o Pelezinho. Ronaldinho entrou n o gibi em 2006, no papel de garoto de 7 anos que adora jogar bola, com sotaque gaúcho, torce para o Grêmio e gosta de churrasco. O craque da seleção brasileira Neymar Jr. nasceu nos quadrinhos em abril do ano passado, por meio de um personagem que tem 10 anos, idade com que o jogador começou no esporte.  



Breno Barros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla