Ministério do Esporte De olho na medalha olímpica, atleta do levantamento de peso se dedica integralmente no quartel da Marinha
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

De olho na medalha olímpica, atleta do levantamento de peso se dedica integralmente no quartel da Marinha

Quando Monique Lima de Araújo se encontrou com o tenente Carlos Aveiro, do Centro de Educação Física Almirante Nunes (Cefan), no Rio de Janeiro, ouviu que, para ser campeã mundial e medalhista olímpica, deveria sair do atletismo e ir para o levantamento de peso. “Eu fui. E hoje tenho certeza de que vou conseguir meus objetivos”, diz a garota, que ainda completará 22 anos no dia 30 de maio. “São três anos e meio de dedicação, agora em regime integral, e pude sentir minha evolução.”

Aos 14 anos, a atleta, que já jogava futebol desde mais nova, foi levada por um empresário para fazer um teste no clube Mackenzie. “Eu estudava no Colégio Percepção e praticava outros esportes. Ganhava uma bolsa e também gostava do atletismo. E, mesmo sem treinar, eu medalhava”, lembra a garota, que faz parte do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, na categoria internacional.

Com 17 anos, chegou à seleção de futebol que foi à Turquia. “Mas, aos 18, meu pensamento era outro. No futebol, eu dependia de muita gente. No atletismo, acreditei que conseguiria ficar entre as dez melhores do Brasil. Eu fazia disco, peso e dardo. Então, fui fazer um teste lá no quartel, com o pessoal da Marinha, onde o tenente Aveiro estava começando um trabalho”, explica Monique.

24 horas por dia no esporte
Questionada sobre qual era seu objetivo, Monique respondeu que queria ser campeã mundial e conquistar uma medalha olímpica. “Disse para ele: ‘Não quero fazer por fazer. Se não for assim, não quero perder meu tempo’. Daí o tenente me falou que no atletismo eu não iria conseguir meus objetivos e me propôs fazer um teste no levantamento de peso, que lá eu iria conseguir.”

Foi quando a garota tomou uma decisão: “Larguei tudo. Briguei com a família toda e passei a me dedicar só ao levantamento de peso. Eu treino de manhã, de tarde e de noite. Fico aqui no quartel direto, onde durmo, faço refeições, a fisioterapia, tudo. Longe da família... É complicado. Mas posso ver minha evolução nesses três anos e meio.”

Bem-humorada, Monique ri e conta que fez as pazes com a família, que agora a apoia. Atleta da categoria 75kg, ela foi medalha de prata nos Jogos Sul-Americanos de Santiago, no Chile, em março, batendo o recorde da competição no arranco, com 106 kg. Também foi a atleta com melhor índice técnico, dentre todos do levantamento de peso. “Foi uma motivação a mais para continuar o trabalho”, diz a garota.

Normalmente o peso de Monique, que tem 1,72m de altura, é entre 78kg e 80kg. “A gente treina mais forte, pesando mais, para acostumar o cérebro. Assim, na competição, quando pesamos menos, conseguimos levantar os quilos da categoria acima. O levantamento de peso, não é só força e técnica, mas também tem a parte psicológica”, observa a atleta.  “Fechei 2013 em 27º no ranking mundial adulto. Quero estar entre as dez primeiras em 2014, para em 2015 ser campeã do mundo e me colocar entre as cinco primeiras. Assim, posso pensar em medalha olímpica no Rio 2016”, acentua.

Como melhores marcas, Monique de Araújo tem 106kg no arranco (quando a barra e os pesos são levantados de uma só vez, sem parada) e 125kg no arremesso (quando o atleta para a barra no peito, antes de arremessar o peso para o alto). “Tenho o Pan como objetivo agora e quero fazer 110kg e 130kg. Só assim chego entre as dez melhores do mundo. Tenho pouco tempo de treinamento. Ainda estou em fase de evolução – técnica e de carga.”

Para o Mundial, a atleta pensa em levantar 115kg e 140kg. “Não é fácil, não. É focar no objetivo e ir atrás. Trabalhar muito. Tenho as metas que tracei. Meus objetivos são tão grandes que às vezes penso que sou meio maluca!”

Um ano para crescer
“Como no caso do levantamento de peso, o Brasil, que já tem vagas diretas nos Jogos Olímpicos por ser país-sede, neste ano o Pan da modalidade tem peso maior que o Mundial, porque valerá vagas para os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015”, como aponta o diretor técnico da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso, Edmílson Dantas.

O Pan de Levantamento de Peso será de 16 de maio a 2 de junho, em São Domingos, na República Dominicana, e o Mundial, de 4 a 16 de novembro em Almaty, no Cazaquistão, valendo como primeiro Pré-Olímpico para o Rio 2016 (o segundo será em 2015). O Brasil, ainda segundo o diretor técnico, aproveitará o Mundial de Almaty, onde estarão todos os atletas de ponta, para “sentir a nossa realidade, o nosso posicionamento internacional.”

Denise Mirás
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla