Ministério do Esporte Brasil leva títulos por equipes no Latino Americano de tênis de mesa
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil leva títulos por equipes no Latino Americano de tênis de mesa

Foi um dia perfeito para o tênis de mesa brasileiro em Santo Domingo, na República Dominicana. Favorito tanto no masculino quanto no feminino, o Brasil não só conquistou os títulos por equipes do Campeonato Latino Americano da modalidade como o fez de maneira impressionante. Tanto os homens quanto as mulheres chegaram ao troféu sem perder uma partida sequer na fase decisiva, na quarta-feira (02.04).

No masculino, Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsubou e Hugo Calderano foram os responsáveis pela conquista. Nas quartas de final eles eliminaram o Chile por 3 a 0, com vitórias de Tsuboi e Calderano nos jogos de simples e Calderano e Matsumoto nas duplas. O jogo de duplas foi o mais complicado. Os chilenos Manuel Moya e Alejandro Rodriguez venderam caro a derrota, definida apenas no quinto set pelos brasileiros. Ligia Silva e Hugo Calderano: campeões Latino Americanos (Foto: Ernesto Beltre)Ligia Silva e Hugo Calderano: campeões Latino Americanos (Foto: Ernesto Beltre)

Por uma vaga na final, o Brasil pegou a arquirrival Argentina. O confronto tinha um gosto de revanche, já que os argentinos venceram os Jogos Sul-Americanos por equipes, derrotando o Brasil na final. Dessa vez, os mesatenistas brasileiros atropelaram. Tsuboi e Calderano venceram por 3 a 1 nos jogos de simples e Calderano e Matsumoto fizeam 3 a 0 nas duplas para assegurar a vaga na decisão.

A final foi contra Porto Rico, com amplo favoritismo para o Brasil. E a superioridade dos jogadores brasileiros foi comprovada. Sem perder um game sequer, o time verde e amarelo confirmou o título por 3 a 0, repetindo a conquista de 2013.

Mulheres também vencem
Assim como os homens, a equipe feminina do Brasil dominou a fase decisiva do Campeonato Latino Americano. Caroline Kumahara, Jessica Yamada e Ligia Silva também venceram todas as suas partidas para erguer o troféu pelo segundo ano consecutivo.

As quartas de final foram jogadas contra o México. Caroline Kumahara fez o primeiro ponto verde e amarelo com tranquilos 3 a 0. Depois, Ligia Silva encontrou mais dificuldade para vencer Yadira Silva, mas acabou levando a melhor no game de desempate e fechando em 3 a 2. Nas duplas, Caroline e Jessica Yamada derrotaram as mexicanas por 3 a 1, levando o país para as semifinais.

A exemplo do masculino, as brasileiras enfrentaram a Argentina por um lugar na decisão. E o resultado também foi o mesmo: 3 a 0. Caroline e Ligia venceram os jogos de simples e Ligia e Jessica precisaram de cinco sets para derrotar Camilla Arguelles e Maia Harima por 3 a 2.

O duelo pelo título foi contra a Venezuela, equipe que as brasileiras já haviam vencido na fase de grupos. Em confronto equilibrado, as meninas do Brasil venceram por 3 a 2. Mas com o título em jogo, elas não deram chance para qualquer zebra. Derrotaram as venezuelanas por 3 a 0 e faturaram o troféu para o país.

Competição continua
Após a disputa por equipes, os jogadores agora vão para as disputas individuais e em duplas. O Campeonato Latino Americano de tênis de mesa vai até domingo (06.04).

Brasil 2016, com informações da ITTF
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla