Ministério do Esporte Na Mídia: Ministro edita crônicas de Nelson
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Na Mídia: Ministro edita crônicas de Nelson

Matéria publicada no jornal Folha de São Paulo nesta terça-feira (01.04). Segue o texto:


“Ministro edita crônicas de Nelson

Patrocinados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que gastou R$ 595 mil com o projeto, dois livros com crônicas de Nelson Rodrigues foram lançados pelo governo federal no final do ano passado.

Um deles, "A Pátria de Chuteiras", reúne 40 crônicas de Nelson selecionadas pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, com tom em geral ufanista, e é voltado, conforme o prefácio assinado pelo político do PC do B, aos que "não acreditam no Brasil".

No texto, após mencionar os que achavam o dramaturgo "tarado" e os "que se melindravam com as diatribes ideológicas", Rebelo chega a "um terceiro grupo que o fantasma de Nelson Rodrigues continua a assombrar: os do que não acreditam no Brasil. A estes é endereçada esta seleção de crônicas".

À Folha o ministro negou que se trate de bancar patriotismo com dinheiro público. "Não é ufanista. Nelson tinha uma visão crítica, falava também dos problemas do país, mas com otimismo."

"A Pátria de Chuteiras" teve tiragem de 50 mil exemplares, distribuídos a escolas e bibliotecas públicas do país.

O segundo livro é "Somos o Brasil", edição bilíngue em capa dura, com trechos de crônicas de Nelson intercalados à história da industrialização do país e tiragem de 5.000 exemplares, distribuídos a parceiros do governo na Copa.

Editados pela Nova Fronteira, ambos os livros estão disponíveis para download no site www.ediouro.com.br.

Ao discorrer com estilo literário raro sobre o drama humano peculiar ao futebol, Nelson Rodrigues (1912-1980) criou, com suas crônicas, o melhor deste gênero no país.

Esse conjunto de textos publicado na imprensa entre os anos 1950 e 1970 foi revitalizado nos anos 1990, quando Ruy Castro organizou duas antologias, "À Sombra das Chuteiras Imortais" e "A Pátria em Chuteiras", (Companhia das Letras), ambas esgotadas.

Em 2012, Sonia Rodrigues, filha de Nelson, organizou outra reunião de crônicas sobre o tema, "O Brasil em Campo" (Nova Fronteira), segundo ela a maioria inéditas em livro.”

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla