Ministério do Esporte Bolsistas do pentatlo moderno fazem avaliação bioquímica promovida pelo COB
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Bolsistas do pentatlo moderno fazem avaliação bioquímica promovida pelo COB

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) realizou no último fim da semana uma avaliação bioquímica das atletas da seleção brasileira feminina de pentatlo moderno, entre elas a medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos Londres 2012, Yane Marques. Além de Yane, Larissa Lellys e Priscila de Oliveira foram avaliadas pelo departamento de Ciências do Esporte do COB no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. As três pentatletas recebem o benefício financeiro do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

O objetivo é identificar características pessoais e elaborar um plano de treinamento específico para cada atleta. Na análise bioquímica, por meio de uma amostragem sanguínea, são avaliados os níveis de estresse, esforço e recuperação. Atualmente, por meio da enzima creatina (CK), marcadora do dano muscular, é possível identificar o grau de esforço a que o atleta se submete e seu risco imediato de desenvolver uma lesão.

As avaliações fazem parte do trabalho de suporte com base nas Ciências do Esporte que o COB realiza, em conjunto com as Confederações Brasileiras Olímpicas, visando otimizar de forma individualizada o treinamento e o processo de recuperação dos principais atletas brasileiros.

O Departamento de Ciências do Esporte do COB foi criado há cerca de quatro anos. A área está dividida em sete setores: fisiologia, bioquímica, nutrição, psicologia, meteorologia, treinamento esportivo e vídeo análise. Nos Jogos Olímpicos Londres 2012, o COB teve cerca de 20 profissionais ligados à área, tendo como base o Crystal Palace, CT exclusivo do Time Brasil antes e durante os Jogos.

Fonte: COB
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla