Ministério do Esporte Atletismo brasileiro conquista cinco medalhas no último dia de Jogos Para-Sul-Americanos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Atletismo brasileiro conquista cinco medalhas no último dia de Jogos Para-Sul-Americanos




O atletismo brasileiro se despediu dos Jogos Para-Sul-Americanos de Santiago, no Chile, com quatro ouros e uma prata. Verônica Hipólito, campeã mundial em Lyon-2013, foi responsável por conquistar uma das medalhas douradas no domingo (30.03), na pista do Estádio Nacional. Ela sagrou-se campeã nos 100m, classe T38, com a marca de 13s67.

Verônica voltará ao Brasil com três ouros no total (100m, 200m e salto em distância). Contudo, a atleta afirma que ainda precisa melhorar as marcas neste ano de 2014. “Ganhei todas as provas que fiz aqui, mas sei que preciso melhorar os meus tempos para brigar por medalhas no Open de São Paulo, em abril”, ressaltou.

Além de Verônica, subiram ao lugar mais alto do pódio no domingo Petrucio dos Santos, nos 200m T4; Suélen de Oliveira, nos 100m T37; e Tascitha Cruz, nos 100m T36. Jônatan Ferreira, do salto em distância T38, fechou a competição com uma medalha de prata.

Basquete
Em uma final emocionante contra a Argentina, o Brasil ficou com a medalha de prata ao perder o confronto nos Jogos Para-Sul-Americanos por apenas dois pontos: 57 a 55. Durante os três primeiros quartos, as equipes se alternaram na liderança do placar. Porém, no período decisivo, os brasileiros tiveram momentos de desatenção e acabaram sofrendo a derrota.

Como ficou em segundo lugar no torneio internacional, o Brasil conquistou vaga nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015 (as três primeiras equipes teriam direito à vaga no Canadá). “Descuidamos em alguns momentos e deixamos eles abrirem vantagem, mas nossos atletas estão de parabéns. Não tivemos tempo para treinar e, mesmo assim, conseguimos cumprir nosso objetivo, que era a classificação para Toronto”, destacou Antônio Carlos Ferraz, treinador do time brasileiro.

Medalhas
Os Jogos Para-Sul-Americanos de Santiago, no Chile reuniram, entre os dias 26 e 30 de março, atletas de oito países - Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela -, que competiram no atletismo, basquete em cadeiras de rodas, bocha, levantamento de peso, natação, tênis em cadeiras de rodas e tênis de mesa.

Ao fim da competição, o Brasil voltou para casa tendo assegurado o segundo lugar no quadro geral de medalhas, ficando atrás apenas da Argentina. Os brasileiros conquistaram, no total, 104 medalhas, das quais 47 foram de ouro, 35 de prata e 22 de bronze, contra 112 pódios dos argentinos (49 ouros, 37 pratas e 26 bronzes). Em terceiro lugar ficou a Venezuela, com 79 medalhas (34 ouros, 24 pratas e 21 bronzes). O anfitrião Chile terminou na quinta colocação, com 43 medalhas (10 de ouro, 16 de prata e 17 de bronze).

Confira em imagens a participação brasileira nos Jogos Para-Sul-Americanos de Santiago, no Chile:



 

Fonte: CPB
Fotos: IND/AGENCIAUNO/ROBERTO CANDIA
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla