Ministério do Esporte No Chile, o Brasil retorna ao cenário internacional no tênis em cadeira de rodas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

No Chile, o Brasil retorna ao cenário internacional no tênis em cadeira de rodas

Os Jogos Para-Sul-Americanos de Santiago, no Chile, estão servindo como uma importante etapa para a difusão do tênis em cadeira de rodas no Brasil. Pela primeira vez desde 1999, o país conta com representantes da classe Quad em uma competição internacional. É o caso do brasiliense Dave Raposo, que completa 36 anos nesta sexta-feira (28.03) e do catarinense Ymanitu Geon, 31.

 Dave Raposo joga com o peruano Martin Ordonez, no tênis em cadeira de rodas (Foto: Washington Alves/CPB/MPIX) Dave Raposo joga com o peruano Martin Ordonez, no tênis em cadeira de rodas (Foto: Washington Alves/CPB/MPIX)


Esta é a primeira edição da competição sul-americana multidisciplinar em âmbito paralímpico. Oito países, incluindo o Brasil, disputam sete modalidades até o domingo: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, halterofilismo, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. A delegação verde-amarela conta com 81 atletas.

“O Brasil possui uma boa quantidade de tetraplégicos competindo no tênis de mesa, natação, bocha e rúgbi em cadeira de rodas. A ideia é que a classe dos Quad possa crescer no país também, e isso passa por nossa participação aqui no Para-Sul-Americano de Santiago”, contou o coordenador do tênis em cadeira de rodas na Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Wanderson Cavalcante.

Quad é a classe do tênis em cadeira rodas voltada para atletas com deficiência em três ou quatro membros, majoritariamente praticada pelos tetraplégicos – o nome vem da expressão em inglês quadriplegic (tetraplégico). Nas Américas, apenas Canadá e Estados Unidos possuem atletas competindo com frequência no circuito internacional. Por este motivo, o Quad não faz parte do programa dos Jogos Parapan-Americanos. Mas estará nos Jogos Paraolímpicos do Rio-2016.

No Para-Sul-Americano de Santiago, sete tenistas disputam a medalha de ouro, dos quais, dois são brasileiros. Dave e Ymanitu correspondem a 50% dos atletas do país classificados para disputar torneios de Quad, e, por isso, estão no Chile. A última vez que um brasileiro disputou uma competição internacional nesta classe foi no Mundial de 1999, nos Estados Unidos.

“É importante representar o Brasil neste Sul-Americano para estimular outros tetraplégicos a iniciar no esporte e se dedicar, como estou fazendo. Agradeço ao Wanderson pela oportunidade de representar meu país e adquirir ainda mais conhecimento para continuar competindo”, comentou Dave, que ficou tetraplégico após chocar-se com um ônibus enquanto treinava ciclismo em uma das pistas mais movimentadas de Taguatinga, no Distrito Federal.

O tênis de cadeira de rodas brasileiro conta com mais quatro atletas nos Jogos Para-Sul-Americanos: Carlos Jordan dos Santos, Natalia Mayara, Rejane Cândida e Daniel Rodrigues, que venceu na estreia da chave de simples o peruano Joel Myhua, por 2 a 0.


Fonte: CPB
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla