Ministério do Esporte Confira matéria do site Inside World Football com entrevista do ministro Aldo Rebelo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                    

Confira matéria do site Inside World Football com entrevista do ministro Aldo Rebelo

Dentro dos Jogos - O Brasil suprirá as expectativas para as Olimpíadas e Copa do Mundo, insiste ministro do Esporte

Por David Gold - Inside World Football

24 de agosto de 2012

O ministro do Esporte brasileiro, Aldo Rebelo, insistiu que não há "nenhum segredo" em realizar um grande evento esportivo e que o país está preparado para os desafios a serem enfrentados.

O Brasil sediará os dois maiores eventos de esporte do mundo nos próximos anos, com a Copa do Mundo da FIFA, em 2014, seguida das Olimpíadas e das Paraolimpíadas em 2016.

"Tem muito trabalho a ser feito e estamos fazendo. Estamos preparados." Ele acrescentou: "Estamos muito orgulhosos desses eventos muito importantes e estamos trabalhando muito para superar as expectativas de todos que veem a Copa do Mundo e as Olimpíadas com grande apreço, e garantir que todas as expectativas sejam devidamente alcançadas".

Mesmo que o Brasil tenha sediado e Copa do Mundo anteriormente, em 1950, a América do Sul nunca teve o privilégio de sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

O continente só sediou Copas do Mundo em formatos menores, como o torneio de 13 equipes realizado no Brasil em 1950, a versão com 16 participantes na Argentina em 1978; em torno de 13 equipes participaram quando a competição inaugural foi realizada no Uruguai em 1930 e 16 quando foi o evento foi realizado no Chile.

Mesmo com as garantias oferecidas por Rebelo, há grandes preocupações em torno das preparações para a Copa do Mundo em especial, com construções de um número de estádios ocorrendo de forma lenta.

No entanto, desde que o ex-chefe do Comitê de Organização Local Ricardo Teixeira saiu de cena, o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), progresso tem de fato ocorrido.

Estádios como o ícone Maracanã deverão ser concluídos até o próximo ano e a polêmica Lei Geral da Copa foi finalmente ratificada. No entanto, ainda existem preocupações em torno da capacidade aeroportuária.

Rebelo disse que o Brasil é um país "passando pelo seu próprio processo de construção" e acrescentou: "Estamos construindo como um país e isso nos coloca em uma posição (boa) para enfrentar deficiências... e deixar um país melhor para seus cidadãos como um legado dos eventos", comentou.

Ele também destacou que a Copa do Mundo e as Olimpíadas e as Paraolimpíadas não seriam os primeiros desafios organizacionais de larga escala que seu país enfrentou, referindo-se a grandes eventos políticos e esportivos realizados no país anteriormente.

Em 1992, o Brasil sediou a Cúpula do Rio para o Meio-Ambiente, uma conferência ainda referenciada em debates ambientais, e a Conferência Rio+20, realizada em junho deste ano.

Além da Copa do Mundo de 1950, o maior evento esportivo que o Brasil sediou foram os Jogos Pan-Americanos de 2007, também no Rio de Janeiro.

Como resultado da realização desses Jogos, o Rio estima que 56% das construções necessárias para as Olimpíadas e as Paralimpíadas já estão prontos.

Rebelo também revelou que para desenvolver o esporte brasileiro com incentivos antes dos Jogos do Rio 2016, uma nova iniciativa será anunciadas pela Presidenta do Brasil Dilma Roussef para ajudar o país a superar as 17 medalhas conquistadas em Londres 2012, três abaixo das expectativas do Ministro do Esporte.

Isso incluirá investimentos e a colaboração do Ministério do Esporte, o Ministério da Educação e o Ministério da Defesa, como também empresas estatais.

"A estimativa do Comitê Olímpico Brasileiro era de conquistar 15 medalhas nos Jogos Olímpicos de Londres, mesmo que meu prognóstico pessoal, com base em investimentos feitos pelo governo em esporte de alto rendimento, fosse 20", disse o ministro.

"Podemos olhar para 2016 de forma mais holística, não só em relação ao número de medalhas que conquistaremos, mas também em relação à democratização do acesso a instalações de esporte no país."

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla