Ministério do Esporte Confira entrevista com Beatriz Haddad, 15 anos, promessa do tênis brasileiro
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                    

Confira entrevista com Beatriz Haddad, 15 anos, promessa do tênis brasileiro

A edição do jornal Correio Braziliense desta sexta-feira (11.05) publicou reportagem com a tenista Beatriz Haddad. Aos 15 anos, a atleta é uma das promessas do tênis brasileiro. Apesar da pouca idade, ela já possui dois títulos profissionais e, em fevereiro deste ano, tornou-se a mais jovem atleta brasileira a disputar uma partida na Fed Cup, maior competição por equipes do tênis feminino.

A atleta faz parte do Programa Olímpico Rio-2016, parceria do Ministério do Esporte com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o ex-tenista Gustavo Kuerten e o técnico Larri Passos.

Confira abaixo trechos da matéria publicada na edição desta sexta-feira (11.05) do Correio Braziliense:

Por Luiz Roberto Magalhães

Uma menina precoce
Bia Haddad começou a jogar tênis aos 6 anos, sob influência da mãe, Laís, uma arquiteta e professora de tênis. Os primeiros passos em quadra foram dados no Clube Sírio, em São Paulo, e, desde cedo, a jovem demonstrou precocidade. Com 10 anos, já disputava a categoria 12 anos e, aos 11, disputou seu primeiro evento internacional, um Campeonato Sul-Americano, quando atuou na categoria 14 anos.

 Na carreira juvenil, foi a número 1 do Brasil nos 12 e 14 anos e poderia ter feito o mesmo nos 16 anos, se não tivesse optado por pular a categoria e avançar direito para os torneios de 18 anos. Hoje, dedica-se apenas aos eventos de juniores da Federação Internacional de Tênis (ITF) e aparece como a 23ª do ranking mundial juvenil. Na próxima semana, Bia embarca para a Europa, onde disputa o torneio de juniores de Roland Garros, que marcará seu quarto Grand Slam juvenil.

"Em 2001, furei o quali (torneio classificatório) em Roland Garros e perdi na primeira rodada. Depois, cheguei à segunda rodada de Wimbledon (na chave principal) e, este ano, perdi na primeira rodada do Aberto da Austrália", recordou. "Agora, me sinto mais madura e acho que tenho totais chances de ir bem em Roland Garros", acredita.  

Biotipo ideal e nada de frescura
Quem observa Bia e não a conhece custa a acredita que ela tem apenas 15 anos. Com 1,84m e 77kg, a paulista impressiona pelo porte físico, que lhe dá uma vantagem em relação a jogadoras mais baixas. Além disso, em um mundo dominado por destros, ela é canhota, o que dificulta a vida da maioria de suas rivais.

Mas talento ou boa forma nunca levaram ninguém a lugar algum sem trabalho e dedicação. E, por isso, Bia Haddad também se destaca por ser dona de uma personalidade forte. Quando desembarcou em Camboriú, ela tinha apenas 14 anos. E teve que aprender a se virar sozinha para levar adiante seu sonho.

Hoje, ela mora sozinha em um apartamento alugado e se lembra bem de como o início daquela nova vida foi difícil. "Eu só tinha 14 anos quando minha mãe, que tinha vindo me ajudar com o apartamento em Camboriú, foi embora. Lembro que fiquei com medo quando ela foi embora. No começo, ia para a escola sozinha e ficava muito envergonhada. Mas, depois, me adaptei e hoje gosto muito de morar sozinha."

Treinos: a chave do sucesso
A paulista cresceu e treinou em São Paulo até 2010, quando um convite revolucionou sua vida. No fim daquele ano, a CBT sugeriu que ela fosse treinar em um dos grandes centros do tênis no país. A escolha da jogadora foi partir para Camboriú, em Santa Catarina, para trabalhar na academia do mentor e ex-técnico de Gustavo Kuerten, Larri Passos. Lá, Bia confessa que conheceu um novo mundo.

"Eu aprendi a treinar", resume. "A forma como eu treinava há um ano e meio, se comparada ao que faço hoje, é uma piada", ressalta, ao destacar que a intensidade dos trabalhos aumentou muito e que os treinos que faz com os homens a ajudam a crescer em vários sentidos. "Sinto uma evolução principalmente na movimentação, porque o peso da bola (a velocidade com que a bolinha é rebatida) deles é bem maior", detalha. "Hoje, vejo que ou eu treino muito e bem todos os dias. Ou subo um degrau a cada treino ou não tenho como jogar tênis", encerra.

Quem é ela
Nome: Beatriz Haddad Maia
Data de nascimento: 30/5/1996
Local: São Paulo
Altura: 1,84m
Peso: 77kg
Empunhadura: destra
Posição no ranking mundial: 598ª
Posição no ranking mundial juvenil
(categoria 18 anos): 23ª

Principais resultados:
» Campeã do Future de Ribeirão Preto-SP (2012)
» Campeã do Future de Goiânia (2011)
» Vice-campeã do Future de São Paulo (2011)

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla