Ministério do Esporte Confira artigo do ministro Aldo Rebelo publicado no Diário de S. Paulo (3)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                    

Confira artigo do ministro Aldo Rebelo publicado no Diário de S. Paulo (3)

Brasileiro quer a Copa e o hexa

Apesar da corrosiva campanha de inspiração político-partidária contra a Copa de 2014, a maioria (63%) do povo brasileiro não só apoia sua realização no Brasil como acha (57%) que será boa/ótima. Não menos importante: no resultado mais expressivo da pesquisa, 74% acreditam que a Seleção vai levar a taça. O segundo colocado, a Espanha, atual campeã, ficou com apenas 6% dos palpites, enquanto nossos vizinhos argentinos mereceram a previsão de 1%.

Realizada pelo Datafolha, a pesquisa alcançou grande espectro de consulta, ouvindo 10.403 pessoas em 17 capitais, inclusive as 12 cidades-sedes da Copa. A conclusão geral, mais uma vez, é de que o torneio será benéfico ao Brasil. Os entrevistados ressaltaram principalmente o legado da infraestrutura nas cidades, e, naturalmente, a crença no hexacampeonato.

São também dignas de atenção as preocupações com custos ou superfaturamento de obras, violência e criminalidade. Daí porque o governo federal, para melhor escrutinar o uso dos recursos que aplica, montou sistemas de controle próprios e conta com a fiscalização instantânea do Tribunal de Contas. Problemas são flagrados de imediato e logo resolvidos.

A capacidade do Brasil de realizar um mundial da Fifa, já atestada em 1950, ficou patente na Copa das Confederações. Em rigor, o levantamento do Datafolha registrou uma ponta de surpresa com a realização impecável do evento, pois 45% dos entrevistados disseram que foi melhor que o esperado, enquanto 35% falaram que foi igual e apenas 13% acharam que saiu pior do que previam.

Pesquisas desse tipo confrontam o alarido de uma minoria pessimista que esconde os bons efeitos e destaca os problemas. Já está demonstrado que a Copa é investimento com excelentes resultados na economia, gerando desenvolvimento, renda e empregos em proporção muito superior aos gastos, com benefícios até mesmo para os derrotistas profissionais.

Aldo Rebelo
Ministro do Esporte


Artigo publicado na edição de sábado (19.10) do Diário de S. Paulo

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla