Ministério do Esporte Confira artigo de Aldo Rebelo sobre a Copa em Salvador, publicado no jornal A Tarde
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                    

Confira artigo de Aldo Rebelo sobre a Copa em Salvador, publicado no jornal A Tarde

A Copa em Salvador (artigo publicado no jornal A Tarde em 11 de maio de 2012)

Quando voltou da Inglaterra com uma bola na mala e organizou uma pelada no Campo da Pólvora, no alvorecer do século XX, o bancário baiano Zuza Ferreira não apenas lançou as bases do futebol na Bahia: fundou uma nova paixão, de muitas crenças, como as dos orixás, e de vários blocos, como o carnaval. Mesmo na imensidão do que é hoje o "País do Futebol", há poucos lugares onde o jogo da bola seja embalado por tamanha devoção como na Bahia, e Salvador em particular.

Era natural e justo, portanto, que a cidade fosse escolhida como uma das 12 sedes das seleções que vão disputar a Copa do Mundo. Em 1950, a capital baiana  não pôde receber nenhuma partida porque o extinto Campo da Graça era muito acanhado. A Fonte Nova só foi inaugurada em 1951 e agora ressurge como um dos mais modernos estádios do Brasil.

Entre 13 de junho e 5 de julho, Salvador terá seis jogos da Copa - dois deles pelas quartas de final e no último, dependendo de uma série de combinações, poderá ver a Seleção Brasileira. O ritmo acelerado das obras não deixa dúvidas de que o antigo estádio Otávio Mangabeira estará apto a receber já a Copa das Confederações em 2013 e, a julgar pela capacidade dos baianos de organizar grandes eventos, como um carnaval de dois milhões de pessoas, é justo esperar que a etapa da Copa em Salvador seja uma das mais bem-sucedidas da edição de 2014.

Se a Copa do Mundo é o grande momento do futebol, a Bahia é seu cenário perfeito. Impressiona o amor dos baianos pelo futebol, expresso, por exemplo, no comparecimento aos estádios. Ao contrário de alguns estados, onde a frequência está em queda, na Bahia os torcedores da Boa Terra são responsáveis por recordes que testemunham a paixão pelas suas agremiações. Os clássicos entre Bahia e Vitoria - que neste domingo, 13, irão disputar mais um título - arrastam e emocionam como os trios elétricos, milhares de pessoas de todos os cantos.

Tradição que vem lá do final da década de 50 do século passado quando, depois de derrotar duas vezes o Santos de Pelé, uma por 3 x 2, outra por 3 a 1, o Bahia sagrou-se o primeiro Campeão Brasileiro de Futebol.

A Copa FIFA 2014 em Salvador associa perfeitamente as características principais desse torneio: promover a grande festa do futebol e deixar uma série de benefícios para a população dos locais onde é realizada. A agência Ernest &Young e Fundação Getúlio Vargas estimam que entre 2010 e 2014 serão movimentados R$ 142,39 bilhões adicionais no Brasil. Levantamento da consultoria Value Partners mostra que os investimentos vão agregar R$ 183,2 bilhões ao PIB até o ano de 2019.

No caso de Salvador, além de ganhar um estádio moderno, a cidade receberá investimentos que eram necessários há muito tempo, mas enfim foram associados à Copa, o que significa melhorar os meios de mobilidade urbana, aumentar a rede hoteleira, multiplicar as alternativas de lazer.

Enfim, Salvador tem tudo para fazer uma grande Copa e receber o legado social proporcionado pelo esporte que galvaniza sua população desde quando Zuza Ferreira voltou da Europa com uma bola na mala.

Os baianos talvez sintetizem com peculiaridades as observações do sociólogo Gilberto Freire sobre o caráter dionisíaco do futebol no Brasil, quando o comparou à dança e à capoeira: "Isto pela influência, certamente, dos brasileiros de sangue africano, ou que são marcadamente africanos em sua cultura: eles são os que tendem a reduzir tudo à dança - trabalho ou jogo..." Eis o corpo e alma da Bahia, tanto no campo como na arquibancada.

Aldo Rebelo
Ministro do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla