Ministério do Esporte Princípios Metodológicos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte
O Segundo Tempo na Escola tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

Informações: (61) 3217-9470 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Princípios Metodológicos

O Programa Segundo Tempo preserva uma visão de totalidade do esporte e da formação esportiva, entendendo que é dever do estado oferecer a todas as crianças, adolescentes e jovens, condições de acesso às diversas modalidades esportivas para que aprendam, pratiquem e vivam o esporte, demonstrando a satisfação por meio da adesão e frequência espontâneas.

Essa vivência poderá, inclusive, despertar o interesse pela continuidade da formação esportiva em razão do conhecimento adquirido, entretanto, a essência da proposta está na universalização do acesso à prática esportiva.

Dessa forma, o Segundo Tempo na Escola segue a proposta original do programa, que está baseada numa abordagem educativa voltada à universalização da cultura esportiva, sendo orientada pelos seguintes princípios metodológicos:

1. A seleção do conteúdo de cada atividade deve emergir do conhecimento da cultura corporal universal;

2. Os conteúdos devem ser ligados de forma indissociável a sua significação humana e social;

3. Os conteúdos do esporte devem permitir a compreensão dos determinantes sócio-históricos do aluno, particularmente de sua condição de classe social;

4. O conhecimento da prática esportiva deve informar ao aluno sobre os acontecimentos nacionais e internacionais atualizados, bem como sobre o avanço da ciência e da técnica;

5. A prática esportiva deve propiciar a ampliação do acervo da cultura corporal das crianças e adolescentes e manter a ludicidade como traço essencial.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla