Ministério do Esporte Região Sudeste
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A Rede CEDES — Centros de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer — foi implantada como ação programática da Secretaria Especial do Esporte, gerenciada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Esporte, da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social.

Informações: (61) 2026-1481

Região Sudeste

  1. Levantamento de produção acadêmica acerca do futebol nas ciências humanas e sociais (UFMG)
  2. Levantamento e análise das torcidas organizadas de Minas Gerais (UFMG)
  3. Avaliação de políticas e políticas de avaliação: possibilidades para o esporte e o lazer (UFMG)
  4. Lazer e formação profissional: análise da política de formação profissional em lazer em secretarias de esporte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (UFMG)
  5. O CELAR e os estudos de lazer: compartilhando conhecimentos (UFMG)
  6. Lazer, idosos e inclusão social: explorando o potencial dos interesses turísticos na perspectiva da animação sociocultural (UFMG)
  7. Lazer na América Latina (UFMG)
  8. A infância, a cidade e a educação: questões para o esporte e o lazer (UFMG)
  9. Eu vou contar uma história... Memórias de esportes e ruas de recreio em Minas Gerais (1940-1970) (UFMG)
  10. Memória da Educação, Esporte e Lazer (UFMG)
  11. Metodologia para inclusão dos jovens de Ribeirão das Neves: diagnóstico para implantação do PELC PRONASCI (PUC Minas)
  12. Avaliação dos programas PELC e Segundo Tempo: verificação de resultados e elaboração de método avaliativo (PUC Minas)
  13. Esporte, lazer e modernidade em Juiz de Fora – 1880-1930 (UFJF)
  14. Projeto de criação do NUTESES (UFU)
  15. Criação do núcleo da Rede Cedes na Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ (UFRJ)
  16. Memória do esporte na imprensa: século XIX – década de 1910 (UFRJ)
  17. Esporte e arte: diálogos (UFRJ)
  18. Animação cultural: conceitos e linguagens artísticas (UFRJ)
  19. Lazer e cidade (UFRJ)
  20. História das práticas corporais e de lazer na modernidade e contemporaneidade (UFRJ)
  21. Rede Cedes em Niterói (UFF)
  22. Prevenindo as quedas hoje evitará que o próximo a cair seja você – terceira idade (UFF)
  23. Os esportes na natureza (UFF)
  24. Investigando as lutas como recurso pedagógico (UFF)
  25. A paixão vigiada: o policiamento de torcidas no Brasil e Inglaterra (UFF)
  26. Mapeamento das instalações esportivas da cidade de Niterói (UFF)
  27. Equipamentos de lazer e esporte: relações entre a cidade sede e as de pequeno porte e médio porte – subsídios para políticas públicas em regiões metropolitanas (Unimep)
  28. A cidade como equipamento de lazer: possibilidade do lazer na contribuição para preservação e revitalização do patrimônio ambiental urbano: os casos de Piracicaba e Campinas (Unimep)
  29. Lazer no município: formação e desenvolvimento de quadros (Unimep)
  30. Caracterização do torcedor organizado e a atuação da mídia esportiva (Unicamp)
  31. Jogo, celebração, memória e identidade: reconstrução da trajetória de criação, implementação e difusão dos jogos indígenas no Brasil – 2006 a 2007 (Unicamp apoio MEC)
  32. Políticas sociais de esporte e lazer na região do Grande ABC: mapeamento e análise crítica (IMES/SP)
  33. Observatório de políticas públicas sociais de esporte e lazer do Grande ABC – 2004 (IMES/SP)
  34. Avaliação, prevenção e controle de doenças crônico-degenerativas por meio das práticas desportivas recreativas (USP/RP)
  35. Políticas públicas de esporte e lazer no Espírito Santo: abordagens quantitativas e qualitativas (UFES)
  36. Atividade física e esporte por meio de jogos eletrônicos na Paralisia Cerebral (USP)
  37. Gestão de Esporte e de Lazer: análise dos espaços e equipamentos de esporte recreativo e de lazer na Zona Leste de São Paulo (USP Leste)
  38. Lazer e esporte em Ouro Preto e Mariana: estudo de espaços e equipamentos (UFOP)
  39. Análise do perfil dos torcedores organizados de Minas Gerais (UFMG)
  40. Lazer e Educação Física: textos didáticos para a formação de profissionais do lazer (Unimep)
  41. Implicações de um programa de lazer físico-esportivo sobre a qualidade de vida e aspectos fisiológicos de crianças obesas (IESMP) – Instituto Educacional São Miguel Paulista - SP
  42. Formação de recursos humanos para a área do Lazer na América Latina (UFMG)
  43. Trajetória histórica das políticas públicas de esporte em Minas Gerais: 1938-2006 (UFMG)
  44. As práticas de lazer na cidade de São João del Rei: uma análise dos espaços públicos de lazer oferecidos aos munícipes pelo poder público (UFSJDR)
  45. Avaliação de resultados do Programa Esporte e Lazer da Cidade em Minas Gerais (UFV)
  46. Levantamento da infra-estrutura de esporte e lazer dos municípios que compõem a 25ª DR de Santa Catarina, nas áreas rurais e urbanas (Universidade do Contestado)
  47. Garimpando memórias dos esportes: mapeando histórias de esportivização (PUC Minas)
  48. Memória do esporte universitário em Viçosa (UFV)
  49. Coleção história oral: memória de esportes e ruas de recreio (1940-1980) (UFMG)
  50. A realidade pública do esporte nos municípios da região Médio Rio Grande do estado de Minas Gerais (UEMG) – Fundação de Ensino Superior de Passos
  51. Mapeando os espaços e equipamentos de lazer da cidade de Niterói/RJ e as formas de apropriação desses espaços pelas populações locais (UFF)
  52. Relações intersetoriais nas políticas púbicas de esporte e lazer: os convênios entre governo do estado e municípios no Estado do Espírito Santo (UFES)
  53. Diagnóstico das políticas públicas de esporte e lazer na Região dos Lagos (AEVA – RJ)
  54. História e memória do esporte em Juiz de Fora (UFJF)
  55. Gestão da Informação sobre Esporte Recreativo e de Lazer: Balanço da Rede (UNESP Rio Claro)
  56. Gestão da informação sobre políticas públicas de esporte e lazer: impactos social e científico da Rede Cedes (Unesp – Rio Claro)
  57. Torcedores: vida, paixão e morte no país do futebol (UFRRJ)
  58. Políticas sociais de esporte e lazer: uma análise da formação no Programa Esporte e Lazer da Cidade (UFMG)
  59. Esporte e lazer no contexto da política de assistência estudantil das universidades públicas federais brasileiras: limites e possibilidades (UFSP)
  60. O conteúdo esportivo em projetos socioeducativos: indicadores de impacto do programa segundo tempo (Unicamp)
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