Ministério do Esporte Homens e mulheres desafiam as correntezas do rio Cuiabá nas provas de natação dos Jogos Indígenas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |




 

Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”. A primeira edição dos jogos ocorreu em 1996 e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.


Informações: (61) 3217-1614 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Homens e mulheres desafiam as correntezas do rio Cuiabá nas provas de natação dos Jogos Indígenas

 

Centenas de pessoas se aglomeravam nas margens do rio Cuiabá, na manhã ensolarada desta sexta-feira (15.11), para assistir às provas de natação dos Jogos dos Povos Indígenas. Antes do início da prova, representantes da etnia Shanenawá, do Acre, fizeram uma oração, pedindo proteção à mãe natureza. O guerreiro Hargran, da etnia Gavião Parkatejê, foi o campeão da prova masculina, enquanto a índia Siricá, da etnia Xerente, conquistou o título na prova feminina. Os dois indígenas foram recebidos com gritos e muitas palmas pelo público.

Por medida de segurança, não houve a travessia de rio, realizada nas edições anteriores dos Jogos Indígenas. A orientação da coordenação da modalidade foi promover a competição margeando o rio, para evitar incidentes devido ao grande fluxo de água e às fortes correntezas.

Após o aquecimento, 15 guerreiros atletas pularam no rio, desafiando as correntezas. Entre as mulheres, 18 atletas não se intimidaram e fizeram o mesmo percurso da prova masculina. A prova foi tranqüila – apenas uma atleta sentiu cãibras e cansaço e foi resgatada por um voluntário.

A competição recebeu o apoio do Corpo de Bombeiros, professores de educação física, voluntários, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Ambiental e pessoal da área de saúde (médicos e enfermeiros).

Cleide Passos, de Cuiabá
Foto: Francisco Medeiros
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla