Ministério do Esporte Cuiabá recebe cerimônia de Acendimento do Fogo Sagrado, durante Jogos Indígenas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |




 

Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”. A primeira edição dos jogos ocorreu em 1996 e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.


Informações: (61) 3217-1614 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Cuiabá recebe cerimônia de Acendimento do Fogo Sagrado, durante Jogos Indígenas

Nesta sexta-feira (08.11), em Cuiabá, acontece a abertura tradicional da 12ª Edição dos Jogos dos Povos Indígenas. Durante o pôr-do-sol haverá a cerimônia espiritual de Acendimento do Fogo Sagrado, promovida por líderes espirituais indígenas.

A abertura oficial será neste sábado (09.11), com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, além de embaixadas dos 18 países, quando serão apresentadas as delegações indígenas e o acendimento da pira oficial.

Já estão confirmadas a presença de lideranças indígenas da Guiana Francesa, Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Chile, Costa Rica, Venezuela, Panamá, Guatemala, Nicarágua, Peru, México, Paraguai, Canadá, Estados Unidos e Noruega.

Entre as novidades deste ano está o lançamento da 1ª edição dos Jogos Mundiais Indígenas, e a instalação de uma comissão para a organização e indicação da sede no Brasil, em 2015. Três cidades já demonstraram interesse: Rio de Janeiro, São Paulo e Palmas. Além disso, pela primeira vez será realizada a 1ª Feira Nacional de Produtos Agrícolas Tradicionais Indígenas, e a Arca das Letras, com leitura de histórias relacionadas à alimentação e ao respeito à Mãe Terra.

Durante oito dias os índios disputarão modalidades como arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força, corrida de fundo, e futebol masculino e feminino. Os Jogos dos Povos Indígenas promovem a celebração de uma olimpíada verde, focada no binômio homem/natureza, e a integração internacional indígena. O evento é idealizado pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC) e patrocinado pelo Ministério do Esporte.

A programação completa pode ser conferida no site do Ministério do Esporte:

http://www2.esporte.gov.br/snelis/jogosIndigenas/XIIJogos/arquivos/programacaoOficialJogos.pdf

 

Carla Belizária, de Cuiabá
Foto: Francisco Medeiros
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla