Ministério do Esporte Porto Nacional, em Tocantins, será palco dos Jogos dos Povos Indígenas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |




 

Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”. A primeira edição dos jogos ocorreu em 1996 e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.


Informações: (61) 3217-1614 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Porto Nacional, em Tocantins, será palco dos Jogos dos Povos Indígenas

A segunda maior cidade do estado de Tocantins, Porto Nacional, vai sediar este ano a 11ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas.  O anuncio foi feito por Marcos Terena, diretor do Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena (ITC). Conhecidos como Olimpíadas Verdes, os Jogos têm realização prevista para a segunda quinzena de outubro.

A edição de 2011 traz novidades, como a divisão do evento em dois temas. O primeiro, voltado para o Rio+20, tratará da Conferência Internacional do Meio Ambiente e discutirá a economia verde, além de prever a realização de um fórum social indígena.  Já o segundo diz respeito à competição em si. Além da promoção de atividades da tradição indígena e esportivas, será debatida a inclusão indígena como legado da Copa do Mundo Fifa 2014 e das Olimpíadas e Paraolimpíadas Rio 2016.

Realizado pelo ICT desde 1996, os Jogos dos Povos Indígenas têm patrocínio do Ministério do Esporte. O evento busca a integração de comunidades por meio da prática de seus esportes tradicionais, celebrando a cultura de diversos povos, valorizando os costumes e estimulando a auto-estima dos índios.

Legado para a população
De acordo com a secretária Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer (SNDEL), Rejane Penna Rodrigues, os Jogos deixam suas marcas nas cidades por onde passam. Ela cita como exemplo as áreas construídas para a recepção das competições e que permanecem erguidas, ficando como legado para a população, em especial, os estudantes da rede pública.

Foi o que aconteceu com a Arena Círculo Indígena, em Paragominas (GO), estrutura edificada para receber a última edição dos Jogos Indígenas. "Com o término das competições, ela passou a servir aos alunos da rede municipal de ensino e virou palco das aulas práticas de educação ambiental", conta Rejane.

Para  este ano, são esperados cerca de 1.300 indígenas de 33 etnias nacionais. A expectativa é que o número aumente com a vinda de etnias de países como Estados Unidos, Bolívia, Equador, Nicarágua, Venezuela e Canadá.

Carla Belizária
Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla