Ministério do Esporte Ilha Real, em Tocantins, vai transformar-se em aldeia para sediar os Jogos Indígenas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |




 

Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”. A primeira edição dos jogos ocorreu em 1996 e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.


Informações: (61) 3217-1614 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ilha Real, em Tocantins, vai transformar-se em aldeia para sediar os Jogos Indígenas

Faltam apenas detalhes técnicos finais para a construção da "ocara", uma aldeia com toda a infraestrutura para realizar os Jogos dos Povos Indígenas 2011. Sede da competição, a Ilha Real, em Porto Nacional (TO), recebeu na última sexta-feira (02.09) a visita de engenheiros, arquitetos e tecnólogos (foto) do governo estadual, prefeitura municipal, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Obras e Infraestrutura e Comissão Intertribal, Memória e Ciência Indígena (ITC).

Durante a visita, a equipe debateu itens relacionados à construção das ocas, locais onde ficarão abrigados cerca de 1.300 indígenas.  A equipe conferiu a distribuição das áreas da cozinha, do refeitório e do posto de saúde, que contará com equipe de médicos e enfermeiros para atender aos indígenas. Também foram discutidas pelos profissionais questões estruturais, como medidas e coberturas, além da instalação de duchas e de iluminação.

Ficou acertado que técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura serão os responsáveis pela construção da primeira oca. Em seguida, ela será avaliada por uma comissão do Ministério do Esporte, que indicará os ajustes necessários para servir de modelo às outras 33 ocas que vão abrigar todas as etnias.

Programados para o período de 8 a 15 de outubro, os Jogos também são conhecidos como Olimpíadas Verdes. Conforme o secretário de Cultura e Turismo de Porto Nacional, Jefferson Lopes, "ainda temos muito trabalho pela frente. Esse é um evento de grande porte, e Porto Nacional ganha muito sediando a competição".

Carla Belizária
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla