Ministério do Esporte Medalhas dos Jogos Indígenas serão confeccionadas por artesãos da etnia Xerente Akén
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |




 

Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”. A primeira edição dos jogos ocorreu em 1996 e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.


Informações: (61) 3217-1614 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Medalhas dos Jogos Indígenas serão confeccionadas por artesãos da etnia Xerente Akén

As medalhas que serão utilizadas nos XI Jogos dos Povos Indígenas - Olimpíadas Verdes seguirão a linha da sustentabilidade e do resgate cultural. Por isso, elas apresentam modelo artesanal que sintetiza ações, raízes e tradições das 38 etnias brasileiras participantes.

Desenhada por Carlos Terena, diretor do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, o artefato está sendo feito em madeira rústica. Além da logomarca dos Jogos, cada medalha  receberá acabamento em trançado de capim dourado, planta típica da região onde será realizada a competição - Porto Nacional, em Tocantins.

Para reforçar o espírito de confraternização e de celebração entre os parentes, as medalhas serão produzidas pelas mãos de indígenas artesãos Xerente Akén. Integrantes de uma das sete etnias anfitriãs, os indígenas oriundos da Aldeia Xerente, do município tocantinense de Miracema do Norte, também participarão dos Jogos, sendo representados por 40 guerreiros.

A inexistência de um pódio para premiação do três primeiros colocados é outra marca registrada dos Jogos Indígenas. O objetivo não é achar um campeão. Todos os participantes ganham medalha. Este ano, as Olimpíadas Verdes acontecem de 8 a 15 de outubro, na  Ilha de  Porto Real, na cidade de Porto Nacional (TO).

Modalidades esportivas x tradicionais
Os Jogos são compostos por 10 modalidades esportivas e 11 modalidades tradicionais.  Arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força, canoagem, corrida de 100 metros, corrida de fundo, corrida de tora, futebol masculino futebol feminino e natação/travessia são os esportes competitivos.

Ako, corrida de tora, jãmpari, jawari, kargot, kaipy, katukaywa, ponkrã, tihimore, xikunahaty, zarabatana e lutas corporais (aipenkuit, huka-huka, iwo e idjassu) são as modalidades tradicionais. Acontecem como forma de demonstração. Não há prêmio para a equipe vencedora, nem juiz para intermediar as provas.

Confira a página especial dos Jogos dos Povos Indígenas

Confira reportagem em vídeo sobre os Jogos Indígenas



Carla Belizária
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla