Ministério do Esporte Definida programação do Fórum Social nos Jogos dos Povos Indígenas - 2011
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |




 

Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”. A primeira edição dos jogos ocorreu em 1996 e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.


Informações: (61) 3217-1614 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Definida programação do Fórum Social nos Jogos dos Povos Indígenas - 2011

Uma das temáticas mais importantes dos Jogos dos Povos Indígenas é o Fórum Social Indígena. Trata-se de um encontro que abordará a Conferência Internacional do Meio Ambiente (Rio+20) e discutirá economia verde com temas focados na sustentabilidade e na preservação das tradições indígenas. Com realização nos dias 6, 7 e 8 de novembro, o evento terá como palco o Centro de Convenções da Ilha Real, em Porto Nacional (TO), reunindo autoridades no assunto, como Luiza Bairros, ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que será conferencista na mesa de tema Igualdade Racial e os Direitos da Mulher Indígena: Terra é Vida.

Outra temática de relevância é o intercâmbio esportivo e cultural entre os 1,3 mil indígenas da 38 etnias participantes. Entre os assuntos a serem abordados está inclusão indígena como legado da Copa de 2014 e das Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016.

De acordo com a coordenadora dos Jogos dos Povos Indígenas, Rejane Penna, representante o Ministério do Esporte responsável pela realização do fórum, aquele será um dos momentos mais interessantes dos jogos. "Haverá troca de conhecimento e debate com as mais variadas pautas de interesse dos índios", afirma.

Os Jogos dos Povos Indígenas são considerados uns dos maiores encontros esportivos culturais e tradicionais de indígenas de toda a América. Têm como objetivo promover o esporte socieducacional como identidade das culturas autóctones, voltado à promoção da cidadania indígena, à integração e aos valores da raça.

Confira a programação do fórum:

Programação do fórum

Carla Belizária
Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla