Ministério do Esporte ÁUDIO E VÍDEO: Jogos dos Povos Indígenas mudam rotina de moradores de Porto Nacional (TO)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |




 

Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”. A primeira edição dos jogos ocorreu em 1996 e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.


Informações: (61) 3217-1614 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

ÁUDIO E VÍDEO: Jogos dos Povos Indígenas mudam rotina de moradores de Porto Nacional (TO)

Os moradores de Porto Nacional, cidade às margens do rio Tocantins, mudarão sua rotina nos próximos oito dias, quando se realizará a 11ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas - 2011, de 5 a 12 de novembro, na Ilha de Porto Real. O evento, idealizado pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), é patrocinado pelo Ministério do Esporte, governo de Tocantins e prefeitura de Porto Nacional.

Participarão da solenidade de abertura neste sábado (05.11) o ministro do Esporte, Aldo Rebelo; a secretária de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário; a secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Helena Bairros; o governador de Tocantins, José Wilson Siqueira Campos; a prefeita de Porto Nacional, Teresa Cristina Venturini e representantes dos Ministérios da Saúde, Justiça e Cultura.

Nesta sexta-feira (04.11), começaram a chegar à cidade as sete primeiras delegações indígenas. Às 17h30, aconteceu a Cerimônia de Acendimento do Fogo Ancestral Indígena (foto), na praça central de Porto Nacional - no Largo da Catedral. Muitos voluntários, entre eles antropólogos, estudiosos, pesquisadores de universidades, participam da organização dos jogos. As competições terão ampla cobertura da mídia, com 60 profissionais credenciados, sendo dez deles da imprensa internacional.

O evento contará com a participação de 1,3 mil índios de diversas etnias espalhadas pelas regiões do Brasil. A estimativa de público é de 50 mil pessoas nos oito dias do evento. Os Jogos Indígenas visam resgatar a integração entre diferentes tribos, fortalecendo a identidade cultural desses povos, a promoção da cidadania indígena e a valorização cultural. "O encontro é o momento de congraçamento entre famílias de diversas tribos", afirma Marcos Terena, diretor do Comitê Intertribal.

Índios de todas as faixas etárias participarão das atividades e terão direito a receber medalhas. Nas modalidades esportivas serão usados materiais confeccionados pelos próprios indígenas. Para complementar as atividades, estão programados espaços para feira de artesanato, pinturas corporais, apresentações culturais, exposição fotográfica, mostra de vídeos, projeção de filmes e atividades de educação ambiental.

Confira a página especial dos Jogos Indígenas no site do Ministério do Esporte

Confira reportagem em vídeo sobre a chegada das etnias indígenas a Porto Nacional (TO)



Confira reportagem em áudio sobre a Cerimônia de Acendimento do Fogo Ancestral Indígena



Cleide Passos
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook



Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla