Ministério do Esporte Brasil deve apresentar os Jogos Indígenas a participantes da Rio+20
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |




 

Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”. A primeira edição dos jogos ocorreu em 1996 e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.


Informações: (61) 3217-1614 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Brasil deve apresentar os Jogos Indígenas a participantes da Rio+20

O Brasil estuda criar os Jogos Verdes para mostrar ao mundo sua riqueza indígena e o potencial de organização de megaeventos esportivos, culturais e de sustentabilidade. O evento deverá ser realizado durante a Kari-Oca, nome dado à participação indígena na Rio+20, quando estarão reunidos chefes de estado e lideranças mundiais, de 20 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. A  ideia é promover, numa versão reduzida, os Jogos dos Povos Indígenas, com a participação de 300 índios de 12 etnias.

Para discutir a proposta, estruturar o projeto e definir itens como a escolha do local onde será montada a aldeia indígena, o secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Afonso Barbosa, reuniu-se nesta segunda-feira (13.02) com o secretário municipal de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Romário Galvão. Participaram do encontro, na Vila Olímpica de Vila Isabel, o articulador indígena da ONU, Marcos Terena, o coordenador esportivo e cultural dos Jogos Indígenas, Carlos Terena, e a diretora de Eventos da Secretaria de Esportes do Pará, Ana Júlia Chermont.

O arquiteto indígena Jucimar Bakairi - que trabalha no planejamento da estrutura física da Kari-Oca - e o pajé Papá Guarani também estiveram presentes à reunião, seguida por uma visita ao autódromo de Jacarepaguá, possível local da Olimpíada Verde Kari-Oca.

A ação envolve os ministérios do Esporte e das Relações Exteriores, a Coordenação da Rio+20, o Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena e a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da secretaria municipal de Esporte e Lazer.

O objetivo da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) é assegurar o comprometimento político com o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas existentes na implementação dos resultados dos principais encontros sobre meio ambiente.

Os principais temas em foco na Rio+20 serão a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável, a erradicação da pobreza e o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.

Recorde
A última edição (11ª) dos Jogos dos Povos Indígenas reuniu, no último mês de novembro, em Porto Nacional (TO), o número recorde de 39 etnias nacionais, com a participação de 1.400 indígenas. O evento de oito dias incluiu competições esportivas e de modalidades tradicionais, apresentações culturais, fórum social e feira de artesanato. Idealizados pelo Comitê Intertribal, os Jogos Indígenas são realizados pelo Ministério do Esporte.

A matéria-prima usada para confeccionar os itens comercializados na feira de artesanato é retirada da natureza com responsabilidade. As penas coloridas são colhidas dentro dos ninhos, durante as três etapas no ano em que os pássaros trocam a plumária. Também são utilizadas sementes de frutos e de árvores, madeira, coco, palha, bambu, conchas e outros derivados do rio e do mar, como escamas de peixe e carapaças de caracóis.

Os recursos obtidos com a venda de artesanato são destinados à agricultura familiar, à compra de alimentos, à criação de animais e a melhorias para o povoado. "Moramos no território indígena de Barra Velha, em Porto Seguro, na Bahia, numa área de proteção ambiental. Não podemos caçar animais, por exemplo. Por isso, com o dinheiro adquirido nas feiras, compramos alimentos para todos", explica o líder indígena Arakury Pataxó, 25 anos.

Carla Belizária
Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla